60's Intro

The Sonics - Boom [1966]

 


The Sonics - Boom [1966]

Banda: Americana
Produtor: Kent Morrill e Buck Ormsby
Formação da Banda: Gerry Roslie, Rob Lind, Larry Parypa, Ricky Lynn Johnson, Freddie Dennis
Posição na Billboard: #Não encontrado

60's Hotel: Em poucas palavras, o Sonics era a contra-mão, era o elo perdido além da curva escapando pela ribanceira, não se fala de futuro sem decretar o passado... O Sonics rompeu tudo isso, vai ver é por isso ser uma banda considerada rara. São uma das minhas preferidas sem sombra de dúvidas, e esse disco o preferido, Sonics Boom.

O nome já diz tudo... BOOM!!! Ligue no máximo e verá o que essa banda e seus hits dos anos 60 é capaz de fazer com seus tímpanos... Enquanto os Beatles se estabeleciam como a maior banda, o Sonics se estabeleciam como a mais rebelde e barulhenta. 

The Sonics cravaram sua bandeira no Rock desta forma, não sabiam ao certo que seriam naquele momento, mas por várias questões foram responsáveis, mesmo sem saber, por várias áreas do Rock. Por serem do estado de Washington, cidade de Tacoma, são considerados a base do grunge, e pelo som sujo, explosivo e rápido logo se associa o som deles ao PUNK ROCK, juntos de outras bandas responsáveis pelo surgimento do Gênero.

Banda e disco emblema de um estilo, a Garage Rock, Sonics Boom tem o som mais sujo e intrigante de todos, parece ativar algo jovem e rebelde dentro de qualquer um que goste de Rock antigo, a trilha punk rocker de um clássico infantil - Cinderella - Contenha-se com os uivos para o tiro certeiro de 'Shot Down', nehuma escuridão ficará inquieta depois de 'Don't Be Afraid of the Dark' fora outros hits saídos direto das garagens de Tacoma-WA.  

A capa do álbum preto e branco simples 'Sonics Boom' é um dos trabalhos mais reconhecidos em artes de LP's pelo mundo. A foto original foi clicada fotógrafo Jini Dellaccio e o desenho da capa foi assinado por Zane Baker.





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The Rolling Stones - Beggars Banquet [1968]

 

 
The Rolling Stones - Beggars Banquet [1968]

Banda: Inglaterra
Produtor: Jimmy Miller
Formação da Banda: Mick Jagger - Keith Richards - Brian Jones - Bill Wyman - Charlie Watts
Posição na Billboard: 5º

60's Hotel: Após longas sessões para o álbum anterior, em 1967, e da partida do produtor e gestor Andrew Loog Oldham, Mick Jagger e Keith Richards contratou o produtor Jimmy Miller, que tinha produzido o Spencer Davis Group e Traffic. A parceria se revelou um sucesso e Miller trabalharia com a banda até 1973.

Em março, a banda começou a gravar Beggars Banquet, projetando o lançamento para julho. Uma das primeiras faixas cortadas, "Jumpin 'Jack Flash", foi lançada como um Single apenas em Maio de 1968, tornando-se um grande sucesso.

Beggars Banquet foi o último suspiro de Brian Jones' com os Rolling Stones. E ele usou com toda genialidade em vários arranjos para o disco.

Beggar's Banquet trás de volta ao estilo mais próximo ao R&B que os fizeram famosos no inicio da carreira. São desta época dois dos maiores hits da banda, Jumpin' Jack Flash, que só saiu como compacto e a controversa Sympathy For The Devil - que Mick disse ter se inspirado em uma visita a um centro de candomblé na Bahia - música responsável pela maior parte das acusações de satanismo que a banda iria sofrer desde então. As musicas deste disco e a gravação de um especial do Beatles para TV, impulsionariam Jagger a gastar uma bela grana para gravar um especial do Stones também, o Rock and Roll Circus, que nunca seria veiculado na TV na época, e mais tarde, sairia somente em meados dos anos 90, em VHS posteriormente em DVD, contendo cenas extras das captações.

Aqui eu postei com essa capa, que a gravadora vetou por achar que a imagem prejudicaria as vendas do disco, bem para aquela época realmente existia muito conceito de bem e mal para juventude. De fato isso ditava um pouco o andamento do mercado fonográfico. Posteriormente a capa saiu apenas com o nome impresso quase um White álbum do Beatles. E Hoje em dia encontramos à venda o Vinyl Pictures, com essa imagem estampando no próprio disco.




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Haight-Ashbury - Reduto da Contra-Cultura


Desde os anos 1960 e de anos anteriores, quando era ligado à cultura beat, Haight-Ashbury era procurado como moradia de pessoas que não tinham condições de morar em locais mais nobres do norte da cidade, e ali encontravam imóveis e aluguéis mais baratos numa área menos densamente povoada. Desde esta época, o lugar e a cidade de São Francisco tornaram-se a referência física do movimento hippie e da contracultura.

São Francisco e The Haight ganharam reputação como centro de uma cultura de drogas ilegais, notadamente maconha e LSD, além de outras drogas alucinógenas. Em 1967, a área ganhou fama internacional como o paraíso de drogados e habitat natural de diversos músicos e grupos de rock'n'roll psicodélico da época, como Janis Joplin, Jefferson Airplane e Grateful Dead, cujos integrantes viviam há pouca distância da famosa interseção e que eternizaram a cena local em diversas canções. Grupos performáticos de teatro de rua e todo tipo de cultura underground também faziam parte do clima efervescente e hippie da área.

  Haight-Ashbury sixties

Durante o 'Verão do Amor', em 1967, o psicodelismo e a música ligada a este conceito de vida e artístico, estava se tornando moda em todos o mundo, e dominava as paradas das estações de rádio dos Estados Unidos. Canções como "San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)" lideravam as paradas e tornavam-se um hit. Monterey Pop, o primeiro dos festivais de rock, realizado em junho daquele ano, cimentava o rock psicodélico como parte da cultura dominante e elevava bandas do Haight, como Big Brother and the Holding Company (que lançou Janis Joplin como vocalista) ao estrelato nacional.

  
Em 7 de julho de 1967, a reportagem de capa da revista TIME, "The Hippies: Philosophy of a Subculture," e uma matéria na rede de televisão CBS em agosto, "The Hippie Temptation", [4] além de outros focos da mídia na cultura hippie, expuseram o local a uma enorme atenção nacional, e popularizaram o movimento da contracultura no país e através do mundo. Milhares de jovens migraram de todas as partes dos Estados Unidos para Haight-Ashbury, mudando definitivamente a estrutura social das vizinhanças e a visão do mundo sobre São Francisco.

Em consequência desta nova população migratória e de uma crescente crise na saúde devido ao aumento de consumo de drogas e a falta de seguro saúde, fundou-se no Haight a primeira clínica médica grátis do país, cujo lema era 'Saúde é um direito, não um privilégio'. A clínica funcionou até 2007, quando foi transferida para outro local da cidade.


primeira clínica médica grátis do país



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Blue Cheer - Vincebus Eruptum [1968]



Blue Cheer - Vincebus Eruptum [1968]

Banda: Americana
Produtor: Abe "Voco" Kersh - Eric Albronda
Formação da Banda: Dickie Peterson - Leigh Stephens - Paul Whaley

Posição na Billboard: 11º

60’s Hotel: Por muitos considerados o primeiro álbum de hard rock ou metal, esta pérola de produção quase nula do Blue Cheer é o auge da agressividade psicodélica. Para Tim Hills, "o Blue Cheer era o resumo da psicodelia de San Francisco".

A voz rasgada de Dickie Peterson e a distorção absurda de Leigh Stephens ditam as regras nas seis faixas, criando um novo estilo de fazer música, mesmo sem querer. O Blue Cheer desejava apenas tocar alto e fazer o maior barulho possível (tanto que queimaram uma mesa de som na preparação de Vincebus Eruptum). 

Mas tinham qualidade suficiente para fazer solos de guitarra e bateria nervosos e covers de qualidade como em Summertime Blues, Rock Me Baby e Parchment Farm.

No entanto o destaque não tem como não ser a frenética Doctor Please, com uma fórmula que depois seria aproveitada como base para quase todas as bandas de hard rock/metal dos anos 70.

Enquanto as pessoas insistem em creditar ao Steppenwolf o barulho do fim dos anos 60, não sabem o que estão perdendo. Blue Cheer, cujo nome deriva de um tipo de LSD, traz uma viagem orgasmática.




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Strawberry Alarm Clock [1967]



Strawberry Alarm Clock - Incense and Peppermints [1967]

Banda: Americana
Produtor: Frank Slay e Bill Holmes
Formação da Banda: Ed King, Lee Freem, Gary Lovetro, Mark Weitz, Randy Seol.
Posição na Billboard:


60’s Hotel: Se for preciso dizer de onde vem o nome da banda, deixem um comentário, se for preciso mandem e-mails ou se comuniquem da forma mais arcaica em caso de extrema precisão, sinais de fumaça, telegramas e a velha carta selada não registrada claro!!!! (brincadeiras a parte)

Strawberry Alarm Clock foi uma banda de rock psicodélico surgida em 1967 em Los Angeles. Alcançou o topo do Billboard Hot 100 com "Incense and Peppermints", um dos hinos do movimento hippie. Originalmente chamado Thee Sixpence, o grupo californiano era composto por Ed King (guitarra), Lee Freeman (guitarra base), Gary Lovetro (baixo), Mark Weitz (órgão) e Randy Seol (bateria). No compacto de estréia da banda, "Incense and Peppermints", os vocais foram gravados por Greg Munford, um amigo do grupo, de apenas 16 anos de idade. Antes do primeiro álbum, entrou George Bunnell, que também tocava baixo, que se tornou o compositor principal.

No verão de 1967 contribuíram com composições para o filme Psych-Out, e com uma aparição nele também. Gary Lovetro deixou a banda antes que fizessem o segundo álbum, Wake Up It’s Tomorrow, de 1967 também.

O grupo ficou na ativa até 1971, quando se dissolveu, completamente falidos. Incense and Peppermints é o álbum de estréia desta banda californiana. Lançado para o verão do amor, em outubro de 67.





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Wayne Fontana and the Mindbenders - The Game Of Love [1965]



Wayne Fontana and the Mindbenders - The Game Of Love [1965]

Banda: Inglesa
Produtor: não encontrado
Formação da Banda: Wayne Fontana, Bob Lang, Rick Rothwell e Eric Stewart
Posição na Billboard:


60’s Hotel: The Mindbenders (originalmente Wayne Fontana and the Mindbenders) foi uma banda da Invasão Britânica dos anos 60 criada por Wayne Fontana (Glyn Ellis, nascido em 28 de outubro de 1945 em Manchester).

Fontana fundou a banda com Bob Lang, Rick Rothwell e Eric Stewart em 1963. Eles lançaram alguns compactos mal sucedidos até gravarem "Um Um Um Um Um Um" em 1964, que tornou-se um hit no Reino Unido e catapultou uma turnê com Brenda Lee. Eles também tiveram uma canção no primeiro lugar das paradas de sucesso norte-americana, "The Game Of Love".

Depois de uma turnê pela América e mais alguns compactos mal sucedidos, Fontana deixou a banda no meio de uma apresentação em 1965. O guitarrista Eric Stewart repentinamente tornou-se o vocalista do grupo, que imediatamente tirou o "Wayne Fontana" de seu nome.

O primeiro compacto do The Mindbenders sem Fontana foi o sucesso "A Groovy Kind of Love", número um nas paradas norte-americanas e regravado por Phil Collins nos anos 80. O álbum homônimo, entretanto, foi um grande fracasso, assim como seus outros compactos e discos posteriores. Embora tenham aparecido no famoso filme To Sir, with Love, a banda se separou em 1968.





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