60's Intro

Smith - A Group Called Smith [1969]


Smith - A Group Called Smith [1969]

Banda: Americana

Produtor: Steve Barri e Joel Sill
Formação da Banda: Gayle McCormick, Larry Moss, Jerry Carter, Robert Evans, Rich Cliburn e Alan Parker
Posição na Billboard: 5° posição


60’s Hotel: Smith foi uma rock band americana do fim dos anos 60, formada em Los Angeles, Califórnia, em 1969. Eles tinham um som bem elaborado e produzido com arranjos influenciados pelo soul, fortes referencias do Blues e R&B e abusavam de um nipe completo de sopro e seu orgão Hammond.

As particularidades fundamentais que a Banda tem ,e, destacam-se em suas músicas é o som órgão B-3 Hammond e o trunfo de de ter uma linda cantora de olhos azuis à frente da banda, além de mais dois integrantes da banda tambem cantarem.

tiveram uma carreira bem curta como banda, gravando apenas dois albuns, um em 1969 e outro no ano seguinte, tendo o fim da banda no mesmo ano.

Em 1969 Marcaram seu lugar no Top Five nos Estados Unidos com o cover da canção " Baby It's You ", com Gayle McCormick nos vocais principais. A versão é arrasadora, de longe a melhor de todos os tempos, vocal marcante ao estilo Janis, e as harmonias dos metais criando camadas e camadas que vão te mergulhando em uma harmonia dramática e emocional.

Meu primeiro contato com a banda Smith - Lembrando que por conta do nome; tambem pelo apelo pop da banda inglesa "The Smiths" - Pesquisar material sobre eles não foi uma das tarefas mais fáceis. Foi graças ao meu fascínio as trilhas e filmes do Tarantino, que cheguei à Banda, que marcam presença no filme Grindhouse - Death Proof.

Smith lançou um álbum A Group Called Smith , que passou 11 semanas na lista de álbuns Top 40 da então chamada Billboard 200. No álbum, os vocais foram divididos entre Rich Cliburn, Jerry Carter e McCormick. 
Este disco vendeu mais de um milhão de cópias entre julho e outubro de 1969.

Smith apostou em criar versões "power" para sucessos marcados dos anos 60, no seu primeiro álbum, A Group Called Smith é forrado de covers mas com a mesma ideia de " Baby It's You " - Mostrar o que a banda podia recriar hits com seu estilo.

O Disco de estréia traz sucessos do Stones, Bo Diddley, Muddy Waters, The Zombies entre os outros. Além de Baby It's You, a super balada sentimental "I'll Hold Out My Hand"- Essa é de escutar várias e várias vezes.

A banda ainda tem uma grande contribuição ao 60's Hotel, entraram com uma versão de " The Weight " da The Band, que foi incluída na trilha sonora de "Easy Rider" porque, devido a razões contratuais, a versão da The Band , que apareceu no filme , não estava disponível. Mas esta versão já é mais fiel à original da The Band, Infelizmente talvez, levando em conta o que fizeram com Baby It's You.

Como disse, a pesquisa não foi fácil, como aqui no blog a experiencia tem que ser completa, achar o disco com todas as faixas deu certo trabalho, mas graças ao youtube e algumas ferramentas, o album está hospedado aqui, na versão vinil (10 tracks). 

Então baixe o disco, se imagine em um bar on the road, escolhendo as faixas numa jukebox e se deixe viajar ao som de Smith.





_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário