Banda: Americana (situada na Alemanha)
Produtor: Jimmy Bowien
Formação da Banda: Gary Burger - Larry Clark - Dave Day - Eddie Shaw - Roger Johnston
Posição na Billboard: Não encontrado
60's Hotel: Da pra listar as bandas que já ensaiavam o que seria o punk rock – sempre darei uma nota das bandas, que presumem, teria dado base ao punk em 74 - Este disco excepcional ficou enterrado na história da música por quase 30 anos, até que na década de 90 esta pérola foi descoberta e enfim pôde sair da casa das grandes obras subestimadas.
Os protestos que os Monks – Banda americana e não os Monkees banda inglesa da British Invasion - fazem em canções como Monk Time e Complication são inéditos para sua época, com um poder e uma simplicidade que só viriam a ser reproduzidos com o auge do punk, já na década seguinte. I Hate You e Boys Are Boys And Girls Are Choice seguem mostrando o romantismo punk, com sua estética minimalista e direta.
A voz de Gary lembra em certos momentos à Janis Joplin, enquanto a banda coesa, formada por militares americanos residentes na Alemanha, inova utilizando-se de baixo distorcido e um banjo! Sons bastantes apurados e música de características próprias. Infelizmente a banda só teve este álbum lançado durante a carreira, pois se separariam 2 anos depois, sem nunca ter feito turnê fora da Alemanha.
NINGUÉM jamais apareceu com um álbum inteiro de tal demência. Monks 'Black Monk Time é uma joia nascida do isolamento e do conhecimento profundo e horrível de que ninguém está realmente ouvindo o que você está dizendo. E os Monks tiraram proveito artístico de sua posição de sorte / azar como roqueiros americanos em um país que estava desesperado pela coisa real.
Eles escreveram canções que teriam sido terrivelmente mutiladas por arranjadores e produtores se eles estivessem produzindo na América. Mas não havia necessidade de limparem sua apresentação, como os Beatles e outros tiveram que fazer ao voltar para casa, pois não havia restrições artísticas em um país que gostava do som da música beat, mas não tinha ideia de seu conteúdo lírico.
Mas eles tinham um ótimo material extra, tanto que Cuckoo, canção que nem é presente no disco, poderia muito bem figurar na lista das melhores músicas da época. Black Monk Time foi lançado em março 1966 pela Polydor, na Alemanha, e reeditada em 1994 no repertório Records, em 1996, Infinite Zero Arquivo / American Recordings e, em 2009, sobre Play Loud! Produções. Ela foi descrita em meados da década de 1990 por Julian Cope como um "clássico perdido".
Esta ai, este maravilhoso trabalho desta banda, prove um pouco desta banda americana da turma do Garage Rock. MAKE NOISE!
_-_
Nenhum comentário:
Postar um comentário