60's Intro

The Rolling Stones - Beggars Banquet [1968]

 

 
The Rolling Stones - Beggars Banquet [1968]

Banda: Inglaterra
Produtor: Jimmy Miller
Formação da Banda: Mick Jagger - Keith Richards - Brian Jones - Bill Wyman - Charlie Watts
Posição na Billboard: 5º

60's Hotel: Após longas sessões para o álbum anterior, em 1967, e da partida do produtor e gestor Andrew Loog Oldham, Mick Jagger e Keith Richards contratou o produtor Jimmy Miller, que tinha produzido o Spencer Davis Group e Traffic. A parceria se revelou um sucesso e Miller trabalharia com a banda até 1973.

Em março, a banda começou a gravar Beggars Banquet, projetando o lançamento para julho. Uma das primeiras faixas cortadas, "Jumpin 'Jack Flash", foi lançada como um Single apenas em Maio de 1968, tornando-se um grande sucesso.

Beggars Banquet foi o último suspiro de Brian Jones' com os Rolling Stones. E ele usou com toda genialidade em vários arranjos para o disco.

Beggar's Banquet trás de volta ao estilo mais próximo ao R&B que os fizeram famosos no inicio da carreira. São desta época dois dos maiores hits da banda, Jumpin' Jack Flash, que só saiu como compacto e a controversa Sympathy For The Devil - que Mick disse ter se inspirado em uma visita a um centro de candomblé na Bahia - música responsável pela maior parte das acusações de satanismo que a banda iria sofrer desde então. As musicas deste disco e a gravação de um especial do Beatles para TV, impulsionariam Jagger a gastar uma bela grana para gravar um especial do Stones também, o Rock and Roll Circus, que nunca seria veiculado na TV na época, e mais tarde, sairia somente em meados dos anos 90, em VHS posteriormente em DVD, contendo cenas extras das captações.

Aqui eu postei com essa capa, que a gravadora vetou por achar que a imagem prejudicaria as vendas do disco, bem para aquela época realmente existia muito conceito de bem e mal para juventude. De fato isso ditava um pouco o andamento do mercado fonográfico. Posteriormente a capa saiu apenas com o nome impresso quase um White álbum do Beatles. E Hoje em dia encontramos à venda o Vinyl Pictures, com essa imagem estampando no próprio disco.




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Haight-Ashbury - Reduto da Contra-Cultura


Desde os anos 1960 e de anos anteriores, quando era ligado à cultura beat, Haight-Ashbury era procurado como moradia de pessoas que não tinham condições de morar em locais mais nobres do norte da cidade, e ali encontravam imóveis e aluguéis mais baratos numa área menos densamente povoada. Desde esta época, o lugar e a cidade de São Francisco tornaram-se a referência física do movimento hippie e da contracultura.

São Francisco e The Haight ganharam reputação como centro de uma cultura de drogas ilegais, notadamente maconha e LSD, além de outras drogas alucinógenas. Em 1967, a área ganhou fama internacional como o paraíso de drogados e habitat natural de diversos músicos e grupos de rock'n'roll psicodélico da época, como Janis Joplin, Jefferson Airplane e Grateful Dead, cujos integrantes viviam há pouca distância da famosa interseção e que eternizaram a cena local em diversas canções. Grupos performáticos de teatro de rua e todo tipo de cultura underground também faziam parte do clima efervescente e hippie da área.

  Haight-Ashbury sixties

Durante o 'Verão do Amor', em 1967, o psicodelismo e a música ligada a este conceito de vida e artístico, estava se tornando moda em todos o mundo, e dominava as paradas das estações de rádio dos Estados Unidos. Canções como "San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)" lideravam as paradas e tornavam-se um hit. Monterey Pop, o primeiro dos festivais de rock, realizado em junho daquele ano, cimentava o rock psicodélico como parte da cultura dominante e elevava bandas do Haight, como Big Brother and the Holding Company (que lançou Janis Joplin como vocalista) ao estrelato nacional.

  
Em 7 de julho de 1967, a reportagem de capa da revista TIME, "The Hippies: Philosophy of a Subculture," e uma matéria na rede de televisão CBS em agosto, "The Hippie Temptation", [4] além de outros focos da mídia na cultura hippie, expuseram o local a uma enorme atenção nacional, e popularizaram o movimento da contracultura no país e através do mundo. Milhares de jovens migraram de todas as partes dos Estados Unidos para Haight-Ashbury, mudando definitivamente a estrutura social das vizinhanças e a visão do mundo sobre São Francisco.

Em consequência desta nova população migratória e de uma crescente crise na saúde devido ao aumento de consumo de drogas e a falta de seguro saúde, fundou-se no Haight a primeira clínica médica grátis do país, cujo lema era 'Saúde é um direito, não um privilégio'. A clínica funcionou até 2007, quando foi transferida para outro local da cidade.


primeira clínica médica grátis do país



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Blue Cheer - Vincebus Eruptum [1968]



Blue Cheer - Vincebus Eruptum [1968]

Banda: Americana
Produtor: Abe "Voco" Kersh - Eric Albronda
Formação da Banda: Dickie Peterson - Leigh Stephens - Paul Whaley

Posição na Billboard: 11º

60’s Hotel: Por muitos considerados o primeiro álbum de hard rock ou metal, esta pérola de produção quase nula do Blue Cheer é o auge da agressividade psicodélica. Para Tim Hills, "o Blue Cheer era o resumo da psicodelia de San Francisco".

A voz rasgada de Dickie Peterson e a distorção absurda de Leigh Stephens ditam as regras nas seis faixas, criando um novo estilo de fazer música, mesmo sem querer. O Blue Cheer desejava apenas tocar alto e fazer o maior barulho possível (tanto que queimaram uma mesa de som na preparação de Vincebus Eruptum). 

Mas tinham qualidade suficiente para fazer solos de guitarra e bateria nervosos e covers de qualidade como em Summertime Blues, Rock Me Baby e Parchment Farm.

No entanto o destaque não tem como não ser a frenética Doctor Please, com uma fórmula que depois seria aproveitada como base para quase todas as bandas de hard rock/metal dos anos 70.

Enquanto as pessoas insistem em creditar ao Steppenwolf o barulho do fim dos anos 60, não sabem o que estão perdendo. Blue Cheer, cujo nome deriva de um tipo de LSD, traz uma viagem orgasmática.




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Strawberry Alarm Clock [1967]



Strawberry Alarm Clock - Incense and Peppermints [1967]

Banda: Americana
Produtor: Frank Slay e Bill Holmes
Formação da Banda: Ed King, Lee Freem, Gary Lovetro, Mark Weitz, Randy Seol.
Posição na Billboard:


60’s Hotel: Se for preciso dizer de onde vem o nome da banda, deixem um comentário, se for preciso mandem e-mails ou se comuniquem da forma mais arcaica em caso de extrema precisão, sinais de fumaça, telegramas e a velha carta selada não registrada claro!!!! (brincadeiras a parte)

Strawberry Alarm Clock foi uma banda de rock psicodélico surgida em 1967 em Los Angeles. Alcançou o topo do Billboard Hot 100 com "Incense and Peppermints", um dos hinos do movimento hippie. Originalmente chamado Thee Sixpence, o grupo californiano era composto por Ed King (guitarra), Lee Freeman (guitarra base), Gary Lovetro (baixo), Mark Weitz (órgão) e Randy Seol (bateria). No compacto de estréia da banda, "Incense and Peppermints", os vocais foram gravados por Greg Munford, um amigo do grupo, de apenas 16 anos de idade. Antes do primeiro álbum, entrou George Bunnell, que também tocava baixo, que se tornou o compositor principal.

No verão de 1967 contribuíram com composições para o filme Psych-Out, e com uma aparição nele também. Gary Lovetro deixou a banda antes que fizessem o segundo álbum, Wake Up It’s Tomorrow, de 1967 também.

O grupo ficou na ativa até 1971, quando se dissolveu, completamente falidos. Incense and Peppermints é o álbum de estréia desta banda californiana. Lançado para o verão do amor, em outubro de 67.





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Wayne Fontana and the Mindbenders - The Game Of Love [1965]



Wayne Fontana and the Mindbenders - The Game Of Love [1965]

Banda: Inglesa
Produtor: não encontrado
Formação da Banda: Wayne Fontana, Bob Lang, Rick Rothwell e Eric Stewart
Posição na Billboard:


60’s Hotel: The Mindbenders (originalmente Wayne Fontana and the Mindbenders) foi uma banda da Invasão Britânica dos anos 60 criada por Wayne Fontana (Glyn Ellis, nascido em 28 de outubro de 1945 em Manchester).

Fontana fundou a banda com Bob Lang, Rick Rothwell e Eric Stewart em 1963. Eles lançaram alguns compactos mal sucedidos até gravarem "Um Um Um Um Um Um" em 1964, que tornou-se um hit no Reino Unido e catapultou uma turnê com Brenda Lee. Eles também tiveram uma canção no primeiro lugar das paradas de sucesso norte-americana, "The Game Of Love".

Depois de uma turnê pela América e mais alguns compactos mal sucedidos, Fontana deixou a banda no meio de uma apresentação em 1965. O guitarrista Eric Stewart repentinamente tornou-se o vocalista do grupo, que imediatamente tirou o "Wayne Fontana" de seu nome.

O primeiro compacto do The Mindbenders sem Fontana foi o sucesso "A Groovy Kind of Love", número um nas paradas norte-americanas e regravado por Phil Collins nos anos 80. O álbum homônimo, entretanto, foi um grande fracasso, assim como seus outros compactos e discos posteriores. Embora tenham aparecido no famoso filme To Sir, with Love, a banda se separou em 1968.





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The Bobby Fuller Four - I Fought The Law [1966]


The Bobby Fuller Four - I Fought The Law [1966]

Banda: Americana
Formação da Banda: Bobby Fuller, Randy Fuller, James Reese e Dalton Powell
Produtor: Bob Keane
Posição na Billboard: #4º Posição

60’s Hotel: Gaston Robert Fuller, nascido em Baytown, Texas. Durante a juventude, agora mais conhecido como Bobby, e seu irmão Randy chegaram a excursionar com a Yucca Records - Tipo aquele lance que foi ilustrado no filme Wonders, turnês com vários artistas que estão nas paradas - Ainda no Texas Bobby construiu um estúdio primitivo para aprimorar suas habilidades como produtor musical.


Em 1964 Bobby mudou-se para Los Angeles com sua The Bobby Fuller Four, e em seguida foram descobertos por um produtor, e assinaram contrato com a Mustang Records. Bob Kane era o nome deste produtor, é ele, você não conhece??? Vou dizer quem é – Mr. Bob foi responsável por descobrir Ritchie Valens, é o próprio, sucesso com La bamba e outros hits relâmpagos.

Bob Keane também descobriu e produziu, além do Bobby Fuller Four, várias bandas de surf music. As gravações do Bobby Fuller Four revelam a influência de Eddie Cochran, The Beatles, Elvis Presley, Little Richard. Seu primeiro Top 40 hit foi "Let Her Dance", escrito por Bobby Fuller. O seu segundo hit, "I Fought a Law", hit # 4 na Billboard. Foi escrita por Sonny Curtis, um antigo membro do grupo do Buddy Holly and the Crickets.
"I Fought a Law", também faria sucesso mais tarde no cenário do Punk Rock com o The Clash, com uma versão esmagadora. Muito à altura da Bobby Fuller Four garage band americana power que foi.

O disco postado é seu primeiro álbum, pois infelizmente Bobby Fuller morreu em 1966 em Los Angeles, na Califórnia, por asfixia ao aspirar vapor de gasolina. A polícia considerou a morte um aparente suicídio, embora muitos ainda acreditem que Bobby tenha sido assassinado. Ele foi encontrado dentro de seu carro, com vários ferimentos pelo corpo e coberto de gasolina, levantando a hipótese de que os prováveis autores do crime tiveram de fugir antes de poder incendiar o veículo. Ao estilo Ritche Valens – Sucesso seguido de morte. 



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