60's Intro

Luizinho e seus Dinamites – Choque que Queima [1964]



Luizinho e seus Dinamites – Choque que Queima [1964]

Banda: Brazuca, carioca.
Produtor: -----------------------
Formação da Banda: Luizinho, Jair, José Antônio, Carlinhos, Euclides
Posição na Billboard: tupiniquin ao extremo filhão!!!

60’s Hotel: Se existe uma banda que merece o verdadeiro reconhecimento por ter feito rock dentro Brasil, aqui esta ela!!! LUIZINHO E SEUS DINAMITES, Luizinho foi o líder e responsável por manter a banda super original em suas composições e tudo mais.

A banda do Rio de Janeiro sob a batuta de Luizinho, que, nos anos cinqüenta, já havia formado o Blue Jeans Rockers, grupo de rock and roll clássico, que animou as festas do Colégio Militar da então capital da República. O grupo contava com Luizinho nas guitarra e voz, Jair na guitarra base, José Antônio no baixo e Carlinhos na batera e Euclides - que também tocou com The Pop's - um dos melhores e mais importantes guitarristas da história do rock brasileiro.

Por conta de uma espécie de transição entre o rock instrumental e a era Beatles e a chatinha e tendenciosa Jovem Guarda a geração que marchou contra a guitarra elétrica, Luizinho e seus Dinamites deixaram apenas um grande disco gravado - Choque que Queima (reeditado em vinil pela Bruno Discos) - contendo clássicos como a faixa título, Dinamite e Carango Twist.

Luizinho acabou morrendo no final dos anos noventa sem o reconhecimento que lhe era devido por ser um dos precursores do Rock no Brasil, o que é meio revoltante no final da história, enfim, tivemos o Grande Luizinho, temos o grande disco Choque que Queima, então vamos ao rock fela's.

Salve Luizinho!!!! Onde esteja man...




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Elvis Presley - Elvis Is Back!! [1960]



Elvis Presley - Elvis Is Back!! [1960]

Banda: Americana
Produtor: Steve Sholes e Chet Atkins
Formação da Banda: Elvis Presley, Scotty Moore, Hank Garland, Floyd Cramer, Bob Moore, DJ Fontana, Buddy Harman, The Jordanaires - backing vocals, Boots Randolph, Charlie Hodge.
Posição na Billboard: 2º posição

60's Hotel: Elvis Is Back!, Elvis volta de onde? Sim caro leitor, esse nome corresponde a volta de Elvis depois de 2 anos no serviço militar que afastou Elvis das paradas. Esse registro vinha carregado de dúvidas e o que levaram seu próprio empresário e produtores da RCA, sua gravadora, apesar de toda pressão e dúvidas, todas sessões foram bem sucedidas. O disco se tornou um destaque da década, um dos favoritos de todos registros de Elvis Presley.

O que marca ainda mais este disco, é seu set-list, tirando Elvis da linha mais rockabilly para um som mais seletivo variando entre mais estilos, como Jazz de "Fever" Gospels, R&B em outras melodias do disco, o deixando mais próximo do popmusic o que se estenderia durante os anos 60. Elvis Is Back!! O que é a história, e pensar que levantariam dúvidas por conta de dois anos no serviço militar americano... Em que Elvis se colocaria afastado do mainstream.

The KING is Back people!




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The Yardbirds - Roger The Engineer [1966]

 


The Yardbirds - Roger The Engineer [1966]
 
Banda: Inglesa
Produtor: Paul Samwell-Smith - Simon Napier Bell
Formação da Banda: Keith Relf - Jeff Beck - Chris Dreja - Paul Samwell-Smith - Jim McCarty
Posição na Billboard: #13°posição

60's Hotel: Para ser breve Yardbirds é uma das bandas mais importantes dos anos 60, por tudo que fez, inovou e lançou. Com todos ares para ter sido a maior banda de todos os tempos, mas nunca alcançou...


Yardbirds foi formado em Londres em 1963, e teve uma série de sucessos durante os anos 60, incluindo " For Your Love ", " Heart Full of Soul " e " Over Under Sideways Down ". O grupo lançou as carreiras dos guitarristas Eric Clapton , Jimmy Page e Jeff Beck . Mesmo super influenciados pelo Blues a banda que contribuiu muito para o britpop e o rock, os Yardbirds trouxeram muitas inovações para guitarra elétrica, como o feedback , distorção "fuzztone" e melhorias na amplificação. Após os Yardbirds se separaram em 1968, o guitarrista Jimmy Page fundou o que se tornou Led Zeppelin , enquanto o vocalista e gaitista Keith Relf e o baterista Jim McCarty formaram o rock sinfônico grupo Renaissance.
 
A princípio foi um álbum homônimo – The Yardbirds, assim constou nas paradas britânicas, com o sucesso da capa foi rebatizado por Roger the Engineer apenas a versão britânica. Esse foi o quinto álbum do Yardbirds,  é o único disco com 100% de composições da banda, e uma das curiosidades que o álbum carrega é que por conta de sua capa, a banda acabou entrando pra lista das que adquirem um "RENAME", geralmente feitas por fãs e / ou revisores.

Por exemplo, The Beatles nunca fez "The White Album"(exemplo clássico de um 'RENAME')...  disco homônimo da banda que ganha outro nome.
Tudo isso também, porque a versão americana original deste álbum foi emitido com uma capa do álbum completamente diferente e intitulada Over Under Sideways Down. Single de sucesso nas paradas americanas.


A capa britânica vem com uma caricatura feita por Chris Dreja (guitarra base), membro da banda, de Roger seu engenheiro de som, o que já imprimia todo clima de empolgação da banda durante a produção deste álbum foda.

Devido à influência de Jeff Beck e suas experimentação com sua guitarra e distorções, o álbum é considerado um precursor do heavy metal. Em 2003, o álbum foi classificado número 349 da lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos na revista "Rolling Stone".

O álbum foi gravado no Advision Studios em Londres na primavera e no verão de 1966, e foi produzido por Paul Samwell-Smith e Simon Napier-Bell. Foi lançado pela Columbia em 15 de julho de 1966. Esse disco marca também a saída de Paul Samwell-Smith (baixo) após produção e lançamento, o que mudaria toda estrutura da banda mesmo por breve período. Jimmy Page viria assumir o Baixo, mas humildemente Cris Dreja abandona a Guitarra Base para entrada de Jimmy e assume o Baixo. Mas duraria muito pouco essa formação por conta do jovem problemático Jeff Beck.
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David Bowie - Space Oddity [1969]

 


David Bowie - Space Oddity [1969]

Banda: Inglesa
Produtor: Gus Dudgeon
Formação da Banda: Rick Wakeman, Mick Wayne, Herbie Flowers, Terry Cox, Magic Bowie
Posição na Billboard: 124° e posteriormente 5°(1973 re-lançamento)


60’s Hotel: Como sempre tudo em volta de Bowie tem que ser extraordinário, até mesmo em seu segundo album - Dei graças por essas estórias ocorrerem no 60's Hotel.

Bowie cria Space Oddity, sua primeira versão em fevereiro de 1969, para um filme promocional dele próprio chamado "Love You Till Tuesday"engavetado e lançado quase 15 anos depois. Esse versão também também aparece numa antologia (Deram anthology 66-68) da gravadora Deram, que Bowie inicialmente fazia parte do casting.


É em junho de 69, após rompimento de Bowie com a Deram, seu empresário Kenneth Pitt descola um ótimo contrato com Mercury Records uma subsidiária Inglesa da Philips, para a gravação de seu Album de estréia com opções de um segundo ou terceiro album. Bowie procurou Georgie Martin - Sim o mesmo, gênio da produção por trás dos Beatles - Para produzi-lo, mas ele acabaria recuando, acabando a produção caindo no colo de Gus Dudgeon.


Space Oddity foi gravado no Trident Studios assim que o contrato foi assinado. As gravações contaram com sessões de Rick Wakeman (teclados, Mellotron) que mais tarde chegaria ao sucesso com a banda "Yes" , e, Mick Waynguitarras, Herbie Flowers no baixo e Terry Cox na bateria.

Space Oddity fala sobre Major Tom, um astronauta fictício que fica deprimido durante uma missão no espaço. E mais tarde claro, esse personagem voltaria em algumas músicas em albuns posteriores de Bowie.

O que da pra sentir com seu segundo album, é que Bowie desde o princípio foi cercado de músicos excelentes e de um ambiente muito planejado e acontecimentos que vão além da música. Ouvindo o disco - Claro conhecendo os albuns que arrebatariam fãs pelo mundo todo nos anos 70 com seus personagens e cenas dramáticas - Parece um ensaio para o que viria a seguir em sua fabulosa obra.




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Donovan - Sunshine Superman [1966]

Donovan - Sunshine Superman [1966]

Banda: Inglêsa
Produtor: Mickie Most
Formação da Banda: Donovan, Jimmy Page, Eric Ford, John Cameron, Pico Hatley, Bobby Orr, Tony Carr e John Paul Jones.
Posição na Billboard: # 1°Posição

60's Hotel: Donovan Philips Leitch (normalmente chamado apenas de Donovan) (nascido em 10 de maio de 1946) é um músico britânico. Emergente do cenário folk inglês, Donovan ficou famoso depois de uma série de apresentações em programas de TV. Seu sucesso inicialmente ficou restrito ao Reino Unido, mas depois de assinar com a Epic Records americana e juntar forças com o produtor Mickie Most, ele desenvolveu um estilo eclético e bem-sucedido, que incorporava folk, jazz, pop, psicodelismo e world music.

Donovan rapidamente tornou-se um dos mais famosos e populares artistas britânicos de sua época, produzindo uma série de sucessos entre 1966 e 1970. Ele também tornou-se amigo próximo dos Beatles, sendo um dos poucos a colaborar em suas músicas. A fama de Donovan começou a se esvair depois que ele separou de Most em 1969, e, embora ele tenha continuado a tocar durante os anos 70 e 80, seu estilo musical calmo e sua imagem hippie passaram a ser severamente atacados pela crítica, principalmente depois do surgimento do punk rock.

Sunshine Superman e considerado junto de Revolver (The Beatles), as faixas iniciais da cultura Psicodélica, com seu estilo calmo abriu gêneros como Psych Folk, Psychedelic Pop e por foi...(Rótulos). Já que gostam tanto de rótulos!!! Digo que Donovan mais foi o Dylan britânico com o timbre de voz mais grave. Brincadeiras a parte, Sunshine Superman tem uma atmosfera alucinógena saído de um densa visão de um caleidoscópio. 

Destaque para ótimo produção, os grandes músicos que participarão e a engenharia de som é perfeita, fato que nem todos discos da época não contavam com engenheiros de som tão competentes.

Sunshine Superman começou a ser produzido em dezembro 1965 e foi lançado no dia primeiro de julho de 1966, pela EMI London, tendo ótima recepção de críticas e vendas.





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Shocking Blue - At Home [1969]

 

Shocking Blue - At Home [1969]

Banda: Holandesa
Produtor: -
Formação da Banda: Mariska Veres, Robbin Van Leeuwen, Klaasje Van der Wal, Cor Vander Beek
Posição na Billboard: #1º posição

60’s Hotel: Shocking Blue é a clássica banda que você conhece a música - seu Hit das paradas - mas não se liga na banda.

A Banda Holandesa que implacou 'Venus' um 'megahit' mundial, na primeira posição nas paradas de sucesso. Para muitos a música é creditada para a banda, também de sucesso, Jefferson Airplane. 
E foi por ai que viajou os pensamentos de Robbie Van Leeuwen, trazendo a Mariska Veres para assumir os vocais da banda, que lembram muito a voz de Grace Slick vocal do Jefferson Airplane.

E a intuição de Robbie trazendo Mariska para o vocal rendeu o frutos que queria. Shocking Blue teve grande repercussão na cena Hippie de "San Francisco"  com suas músicas, assim como Jefferson Airplane - banda fundada em San Francisco.

Mais tarde faixas do disco At Home ganharam versões. O Nirvana gravou 'Love Buzz' que era um B-side de At Home.

O Album At Home foi lançado em 1969 no Reino Unido, pelo Selo Pink Elephant. Como em outros albuns já mencionados o grande Hit 'Venus' não fez parte do Set List do Album, foi o grande single que colocou Shocking Blue no mapasendo colocado posteriormente e re-prensagens do disco que acabou vendendo alguns milhões de cópias pelo mundo.



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Traffic - Traffic [1968]

 

Traffic - Traffic [1968]

Banda: Inglesa
Produtor: Jimmy Miller
Formação da Banda: Steve Winwood - Dave Mason - Chris Wood - Jim Capaldi
Posição na Billboard: # 17º posição

60's Hotel: Traffic foi uma banda de rock de Birmingham, Inglaterra, formada no início de 1967 por Steve Winwood, Jim Capaldi, Chris Wood e Dave Mason. O som distinto da banda, suas gravações inovadoras e a escrita compartilhada de letras influenciaram vários outros grupos de rock progressivo no final da década de 1960.

O álbum gravado em 68 é o segundo da banda, e saiu pela gravadora Island Records Atco. Calcado na mudança do som mais psicodélico para um rock com mais Jazz, soul e blues, o álbum homônimo do Traffic tem muito valor e mostra como funciona uma banda rachada no meio. A versatilidade dos músicos, que tocam órgão, cítara, sax e até uma flauta que parece mais com gaita, é imprescindível para o projeto dar certo, já que o reintegrado baixista Dave Mason compôs metade do álbum, mas mal aparece no resto do disco, que fica quase que a cargo da outra mente criativa da banda, Winwood. Mesmo sem ver os autores de cada música, é possível notar claramente a diferença entre os dois estilos, o mais calmo e direto, de Mason, e o mais complexo e carregado, de Winwood. Ambos estilos se intercalam durante o seguimento das faixas, balanceando bem o saboroso disco.

Mason tornaria a sair da banda na turnê seguinte e a banda nunca mais voltaria a ser a mesma, vivendo um intenso troca-troca de membros. Mas este álbum é um belo resumo de tudo que o Traffic pôde ser.

O que o Traffic trás como exemplo desta época é, de mais uma banda cheia de gênios e junto deles egos enormes – com isso vida curta da banda – O que é notório desta fase da música, é a transição dos caras entre bandas, hoje até existe isso, mas se encontra mais no underground. ]

Do Steve Winwood mesmo, ainda não sei como ele dividia sua mente para criação, porque com intervalo mínimo, ele tocou em três maravilhosas bandas antes de sair em carreira solo – Spencer Davis Group, Blind Faith e o Traffic – Três trabalhos SUPER BADASS e distintos.

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