60's Intro

Traffic - Traffic [1968]

 

Traffic - Traffic [1968]

Banda: Inglesa
Produtor: Jimmy Miller
Formação da Banda: Steve Winwood - Dave Mason - Chris Wood - Jim Capaldi
Posição na Billboard: # 17º posição

60's Hotel: Traffic foi uma banda de rock de Birmingham, Inglaterra, formada no início de 1967 por Steve Winwood, Jim Capaldi, Chris Wood e Dave Mason. O som distinto da banda, suas gravações inovadoras e a escrita compartilhada de letras influenciaram vários outros grupos de rock progressivo no final da década de 1960.

O álbum gravado em 68 é o segundo da banda, e saiu pela gravadora Island Records Atco. Calcado na mudança do som mais psicodélico para um rock com mais Jazz, soul e blues, o álbum homônimo do Traffic tem muito valor e mostra como funciona uma banda rachada no meio. A versatilidade dos músicos, que tocam órgão, cítara, sax e até uma flauta que parece mais com gaita, é imprescindível para o projeto dar certo, já que o reintegrado baixista Dave Mason compôs metade do álbum, mas mal aparece no resto do disco, que fica quase que a cargo da outra mente criativa da banda, Winwood. Mesmo sem ver os autores de cada música, é possível notar claramente a diferença entre os dois estilos, o mais calmo e direto, de Mason, e o mais complexo e carregado, de Winwood. Ambos estilos se intercalam durante o seguimento das faixas, balanceando bem o saboroso disco.

Mason tornaria a sair da banda na turnê seguinte e a banda nunca mais voltaria a ser a mesma, vivendo um intenso troca-troca de membros. Mas este álbum é um belo resumo de tudo que o Traffic pôde ser.

O que o Traffic trás como exemplo desta época é, de mais uma banda cheia de gênios e junto deles egos enormes – com isso vida curta da banda – O que é notório desta fase da música, é a transição dos caras entre bandas, hoje até existe isso, mas se encontra mais no underground. ]

Do Steve Winwood mesmo, ainda não sei como ele dividia sua mente para criação, porque com intervalo mínimo, ele tocou em três maravilhosas bandas antes de sair em carreira solo – Spencer Davis Group, Blind Faith e o Traffic – Três trabalhos SUPER BADASS e distintos.

_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário