60's Intro

Le fils de l'homme [1964]


60's Hotel: Este pequeno artigo vai contar um pouco sobre uma pintura que si tornou pop nos anos 90, graças ao filme - The Thomas Crown - Visivelmente estampada na casa do protagonista citada e utilizada da sua imagem pra um fantástico roubo a um museu super vigiado, enfim; o filme lançado em 1999, fica como dica. Daí pra frente você me pergunta o que um blog sobre os anos 60 tem haver com o filme...

O filme mais uma vez é o grande gancho pra conhecer mais histórias dentro do 60's Hotel; vamos aos dados e fatos:
Pintada em 1964 pelo artista surrealista Belga Renè Margritte, com as dimensões 16 centímetros x 89 centímetros (óleo s/ tela) sob o título de "O filho do Homem" (Le fils de l'homme).

Magritte pintou como um auto-retrato. A pintura é composta de um homem em um casaco e um chapéu-coco em pé na frente de uma mureta, além de que é o mar e um céu nublado. O rosto do homem é em grande parte obscurecidos por uma maçã verde pairando sobre ele. No entanto, os olhos do homem pode ser visto espiando por sobre a borda da maçã. Outra característica sutil é que o braço esquerdo do homem aparece se dobrando para trás na altura do cotovelo.

Sobre a pintura de Magritte disse:
_Pelo menos ele esconde o rosto parcialmente. Bem, então você tem o rosto visível, a maçã, escondendo o visível mas camuflada, a face da pessoa. É algo que acontece constantemente. Tudo o que vemos esconde outra coisa, nós sempre queremos ver o que está escondido pelo que vemos. Existe um grande interesse no que está oculto e que o visível não nos mostrar. Este interesse pode assumir a forma de uma intensa sensação de bem, uma espécie de conflito, pode-se dizer, entre o visível que está escondido e visível que está presente.

Como foi via filme que achei mais este fato do 60's Hotel, esta obra de arte tambem foi mencionada nos filmes Stranger Than Fiction de 2006, e no filme Indie de 2009 Days of Summer.

Está obra de Renè Margritte e de posse privada. E seu valor estimado não foi encontrado.


_-_

Procol Harum - Procol Haum [1967]


Procol Harum - Procol Haum [1967]

Banda: Inglesa
Produtor: Denny Cordell
Formação da Banda: Gary Brooker, Robin Trower, Matthew Fisher, Dave Knights, BJ Wilson e Keith Reid
Posição na Billboard: #5º posição

60’s Hotel: Em 67 então nascia a banda Procol Harum, liderada e formada por Gary Brooker responsável pela parte musical e Keith Reid com as letras em maioria das suas composições. Responsáveis por plantarem as sementes do Rock Progressivo e mais tarde se aprofundando por um estilo mais Sinfônico. (Assim rotulados)

Mas seu primeiro disco homônimo, diria mais que tem suas pitadas do progressivo por assim dizer do que outra coisa, e claro, as influências de toda banda inglesa, o velho Blues e R&B e até Soul em algumas faixas. E a presença marcante do organ de Matthew Fisher faz uma camada intensa em cada faixa, tambem acho que é a grande assinatura da banda o som do Hammond compondo as Harmonias de suas composições.

A pequena curiosidade sobre esse debut, que não chega ser uma surpresa, é a ausência de seu maior Hit, lançado antecipadamente como single, a música  'A Whiter Shade Of Pale' não fez parte do set list do album em seu lançamento britânico, entrando posteriormente no lançamento americano.


*A prática de lançar o single ou compacto era comum na época, testando o lado comercial da música abrindo portas para banda antes que viajassem em tournè. E que muitas vezes o Hit não entrava no Album.

Este debut foi lançado em setembro de 1967 pela gravadora Regal Zonophone, gravado no Olympic Studios em Londres, em junho do mesmo ano.
Se é válido dizer... Gravado nos mesmos estúdios que 2 anos mais tarde Joe Cocker gravaria seu primeiro album e com o mesmo produtor Denny Cordell. Coincidência ou não!!!

O grupo gravou 'A whiter shade of Pale', que foi lançado como single em 12 de maio de 1967. Com a melodia baseada na Suite Orquestral no.3 em Ré maior de Sebastian Bach, no órgão Hammond de Matthew Fisher, a voz cheia de emoção de Brooker e a letra misteriosa de Reid. Com a separação do grupo e os créditos do Hit dados apenas a Brooker, Fisher mais tarde entraria em um longo processo judicial por direitos e créditos pela música.





_-_

The Beatles - Please Please Me [1963]


The Beatles - Please Please Me [1963]

Banda: Mother England "God save the queen"
Produtor: George Martin
Formação da Banda: John Lennon - Paul McCartney - George Harrison - Ringo Starr
Posição na Billboard: #1º Posição


60's Hotel: Esse post será como uma pequena novela contada em passos, levando em conta que este é o debut dos FabFours Beatles... Fica meio foda ser breve e contar algumas coisas e pincelar este disco superficialmente.

First pass, a gravação:

Os Beatles já haviam gravado quatro canções anteriormente que fizeram parte de dois singles. O primeiro single com "Love Me Do"/"P.S. I Love You" gravado em 11 de setembro e o segundo com "Please Please Me"/"Ask Me Why" gravado em 26 de novembro; ambos em 1962. O álbum contém 14 canções, na sua época de lançamento em 1963, geralmente um álbum tinha 7 canções de cada lado. Foram necessárias mais dez canções para completar as quatro já gravadas e lançadas em single anteriormente pelos Beatles. Assim no dia 11 de fevereiro de 1963, os Beatles e o produtor George Martin começaram os trabalhos no Abbey Road Studios. As gravações do álbum soam como se fosse quase um trabalho ao vivo, já que tudo foi gravado no mesmo dia. Foi necessário apenas 585 minutos, ou seja, 9 horas e 45 minutos. Com apenas três sessões naquele dia, cada uma com aproximadamente 3 horas de duração, eles produziram uma autêntica representação da band no Cavern Club. O dia de gravação terminou com o cover de "Twist and Shout", que foi a última a ser gravada. A canção "Hold Me Tight" também foi gravada durante a sessão mas só foi usada no álbum posterior, em uma nova gravação do dia 12 de setembro de 1963. O dia inteiro de gravação custou por volta de £400. George Martin disse: "Não foi uma grande quantia para a Parlophone. Eu trabalhava com um orçamento anual de £55,000.".
Please Please Me foi gravada em dois canais, com a maior parte dos instrumentos em um canal e os vocais em outro.

Second Pass, os lançamentos:

O álbum foi lançado no Reino Unido com o nome de Please Please Me em versão mono no dia 22 de março de 1963 e em versão estéreo em 26 de abril do mesmo ano. Como era comum na época cada país podia elaborar seus próprios álbuns com nome, capas e selecão de canções particular. Assim sendo, a Vee-Jay records lançou noos Estados Unidos a versão do álbum inglês com o nome de Introducing the Beatles no dia 22 de julho de 1963. Este álbum continha as mesmas canções do álbum inglês mas uma capa diferente.
No Brasil, a canção "I Saw Her Standing There" saiu no álbum Beatlemania de 1964 e "Please Please Me", "Boys", "Twist and Shout", "Baby It's You" e "Do You Want To Know A Secret" no álbum The Beatles Again. "A Taste Of Honey" e "There's A Place" foram lançadas em EP em 1964 junto com "Twist And Shout" e "Do You Want To Know A Secret". E "Love Me Do" em outro EP no mesmo ano.
Em 1976, a discografia mundial foi unificada e os LPs passaram a ter a mesma capa, mesma seleção de canções e mesmo nome. A versão do CD foi lançada em 26 de fevereiro de 1987.

Third pass, canções escolhidas para o album:

As Covers - Canções compostas e lançadas inicialmente por outros interpretes, os covers, foram escolhidos por George Martin e pelos Beatles. Foram escolhidas duas canções anteriormente interpretadas pelo grupo vocal feminino The Shirelles: "Baby It's You" e "Boys". Do cantor e compositor Arthur Alexander foi escolhida "Anna (Go to Him)". Outros importantes nomes do rock também fizeram cover de Alexander como por exemplo os Rolling Stones e Humble Pie. Os Beatles também gravaram a canção "Soldier of Love" de Alexander mas ela só foi lançada no álbum Live at the BBC. O maior sucesso entre os covers foi a canção "Twist and Shout". Em 1986 voltou as paradas de sucesso ao ser usada na trilha sonora do filme Ferris Bueller's Day Off (no Brasil, chamado de Curtindo a Vida Adoidado)

Composições de Lennon/McCartney - "Love Me Do" foi a primeira canção lançada oficialmente pelos Beatles em 1962. A canção utilizou três bateristas diferentes, no single saiu a versão com Ringo Starr na bateria, no álbum Please Please Me a versão de Andy White na bateria e a de Pete Best só foi lançada no Anthology 1. A canção atingiu o décimo sétimo lugar nas paradas de sucesso inglesa. E só atingiria o primeiro lugar nos Estados Unidos em 1964. "P.S. I Love You" foi lançada como lado B do compacto de "Love Me Do". "Please Please Me" foi a primeira canção dos Beatles a atingir o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesa. Inspirado em Roy Orbison e na canção de Bing Crosby, "Please" de 1932, John Lennon é o principal compositor da canção. "Ask Me Why" era o lado B do single que trazia a canção "Please Please Me", para escreve-la, John se inspirou em Smokey Robinson, um dos seus cantores prediletos. "I Saw Her Standing There", canção que abre o álbum traz Paul nos vocais e um solo de guitarra de George claramente influênciado pelos solos do guitarrista Chuck Berry. "Do You Want To Know A Secret?", escrita por John e cantada por George Harrison, atingiu o primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesa quando foi regravada pelo grupo Billy J. Kramer & The Dakotas e foi a primeira canção dos Beatles a atingir sucesso com outro intérprete. A canção "Misery" escrita por John e oferecida a cantora inglesa Helen Shapiro, cujo empresário recusou-a.

O último e derradero, curiosidades sobre a capa (as imagens sempre geram alguma lenda, é inevitável):

George Martin, que tinha encanto pelo Zoológico de Londres, pensou que seria uma boa publicidade para o mesmo se os Beatles posassem para a capa do álbum diante da casa de insetos do Zoo, mas a Sociedade Zoológica de London não permitiu que isso fosse feito. Decidiu-se então que a foto da capa fosse dos quatro integrantes em um balcão da escadaria da EMI. Esta foto tirada por Angus McBean foi usada posteriormente para a capa da coletânea The Beatles 1962-1966.

Ps. Prometo me conter no próximo post dos Beatles!!! Eu juro mas não garanto.




_-_

Small Faces - Small Faces [1966]

Small Faces - Small Faces [1966]

Banda: Inglesa
Produtor: Ian Samwell
Formação da Banda: Steve Marriott, Ronnie Lane, Kenney Jones, Ian McLagan, Jimmy Winston
Posição na Billboard: #3rd

60’s Hotel: Com seu debut homogêneo Small Faces ficaram por semanas nas paradas do reino unido, esse seu primeiro album marca bastante o equilíbrio do som desta banda que tambem fez parte da British Invasion, com a pega mais forte como todas as bandas que se estabeleciam em Londres o Small Faces estampa com toda força seu nome como uma banda super influente para o Rock que viria se formar durante os anos. Super Influenciados por rhythm and blues, mod e coisas do gênero e da época.

Este debut do Small Faces foi lançado e muito bem aclamado pela crítica e público em fevereiro de 66 pela Decca. Já se sente a energia forte do disco logo na primeira faixa "Shake" de Sam Cooke interpretada por eles, enfim um ótimo disco desta banda inglesa.

Jimmy Winston foi convidado a sair depois de "segundo single da banda I've Got Mine", lançado em 5 de novembro de 1965, não conseguiu fazer as paradas. Ele ainda aparece em muitas faixas deste álbum, incluindo as contribuições conjuntas para escrever "It's Too Late" e fornecendo teclados e vocais em várias faixas. O substituto de Winston, Ian McLagan , aparece na capa do álbum e toca em várias faixas também.





_-_ 

The Beach Boys - Beach Boys Concert [1964]

The Beach Boys - Beach Boys Concert [1964] 

Banda: Americana
Produtor: Brian Wilson
Formação da Banda: Al Jardine · Bruce Johnston · Mike Love · Brian Wilson · Carl Wilson · Dennis Wilson
Posição na Billboard: #1° Posição

60's Hotel: Beach Boys Concert é um álbum ao vivo do Beach Boys , lançado em 1964. É seu sétimo álbum. O que é talvez o mais notável sobre o álbum é que desde os Beach Boys com o seu álbum # 1 em primeiro lugar os EUA, permanecendo no topo por quatro semanas, tornando-se um outro vendedor de ouro.

Beach Boys Concert e marcado na historia dos Beach Boys pela futura saida de seu líder e produtor Brian Wilson que estava prestes a ceder sua posição no grupo, e só participar esporadicamente em performances ao vivo com o grupo longo das próximas três décadas. O disco é também o único registro original, com a primeira formação dos Beach Boys lançado oficialmente em forma LP. Foi gravado ao vivo no Auditório do Memorial, em Sacramento, CA.

O álbum inclui várias canções dos Beach Boys, que regularmente eram tocadas ao vivo, mas não tinha anteriormente incluídas em um álbum, como "Papa-Oom-Mow-Mow", "The Wanderer" e "Monster Mash". "The Little Old Lady From Pasadena". Paralelamente a estes foram uma amostra dos seus favoritos, como "Havaí", "In My Room", "Fun, Fun, Fun" e "I Get Around".

Fato certo encontrado sobre Beach Boys Concert é muito evidente, a partir da voz dublada, e o fato de que o show também contou com gravações de Dezembro de 1963 (também quando Fred Vail - introdução e locução). Mais obviamente, Brian Wilson usou as faixas da música original para os "Fun, Fun, Fun" (que foi acelerado) e "I Get Around", ambos com elementos retirados para fazê-los parecer como se fossem novas performances.

Apesar das circunstâncias obscuras que cercam a sua pós-produção (como é o caso de muitos discos ao vivo), Beach Boys Concert ainda é um documento vivo e intenso, é um elo que faltava na sua discografia precoce, que capturou os Beach Boys em um contexto que estava prestes a mudar para sempre. 





_-_

Buffalo Springfield - Buffalo Springfield Again [1967]



Buffalo Springfield - Buffalo Springfield Again [1967]

Banda: Americana
Produtor: Furay, Stills, Young, Nitzsche.
Formação da Banda: Richie Furay - Stephen Stills - Neil Young - Dewey Martin - Bruce Palmer

Posição na Billboard: #44º Posição

60’s Hotel: Quem conhece o som da banda Crosby, Stills, Nash & Young, sabe ao menos o que foi o Buffalo Springfield – Não? Do Buffalo Springfield saiu Stills e Neil Young, mais tarde com a saída de Crosby dos Byrds e Nash do Hollies, montaram a famosa banda de folk rock e etc. Crosby, Stills, Nash & Young, posteriormente com a saída de Young apenas Crosby, Stills & Nash.

E toda essa história só aconteceu depois que eles lançaram este álbum em 67 – O ano... – o segundo da banda.

O Buffalo Springfield antecipou o que viria a acontecer com os Beatles alguns anos depois por existirem 3 mentes pensando totalmente diferentes. No disco podemos encontrar country em A Child's Claim to Fame, um folk diferente, mais experimental, em Broken Arrow, além de várias outras vertentes. Alguma semelhança com a situação do Sgt. Peppers? Enquanto Young e Stills brigavam pelo controle, Furay fazia seu trabalho totalmente diferente.

A banda estava se destruindo nas drogas e se perdendo em meio a uma disputa que, embora soltasse um bom resultado, como quase todo este disco, terminaria com sua existência. Crossroads, no meio da encruzilhada cada um pegou uma trilha, foi o que ocorreu no resumo da opera. Como Young disse sobre Broken Arrow, "este é o fim de algo - e o começo".





_-_