60's Intro

Booker T. The MG's - Green Onions [1962]


Booker T. The MG's - Green Onions [1962]

Banda: Americana
Produtor: Jim Stewart, Chips Moman
Formação da Banda: Booker T. Jones, Steve Cropper, Lewie Steinberg e Al Jackson, Jr.
Posição na Billboard: #1° Posição

60’s Hotel: Booker T. & the MG's são, porque ainda hoje a banda resiste, desde o 60's hotel, uma banda instrumental, que foi influente na formação do som da Southern Soul e Soul de Memphis . Na década de 1960, como membros do selo Stax Records , eles tocaram em centenas de gravações de artistas como Wilson Pickett , Otis Redding , Sam & Dave , Rufus Thomas e Johnnie Taylor. Eles também lançaram discos instrumentais ao longo dos anos de carreira.

O disco postado aqui, é primeiro dessa banda que mexeu com toda atmosfera musical, em depoimento, Jeff Beck no documentário do Yardbirds diz - "Tudo mudou quando Booker-T & the MG's apreceram com aqueles riff's...",influenciaram mesmo toda uma gereção, marcando seus sons com harmonias cheias de swing soul e solos do hammond de Booker T jones.

O single foi 1º na Billboard R & B e 3º na parada pop . Ele vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro. É apresentado em inúmeros filmes / trailers , incluindo uma cena crucial no filme American Graffiti.

Em 1966 Velvet Underground fizeram um instrumental intitulado Booker T ", em homenagem ao grupo, mais tarde ligeiramente reformulada em 1967 como The Gift que apareceu no disco Light White Heat White álbum no início de 1968.

Este gênero comentado aqui o "Southern Soul" ou para os mais íntimos "Memphis Soul". Subgênero da Soul Music que ficou famoso e tambem deixou muito reconhecido os selos Stax Records e a Hi-Records, os dois localizadas em Memphis.

Existem duas lendas, que flutuam no ar mas sem fontes concretas, de que o nome The MG's, primeiro seria o nome de um carro ameriano esportivo da época e a segunda seria apenas uma abreviação de "Menphis Group". Lendas por lendas, declarações e teorias. Mais tarde apareceria a história do significado do nome "The MG's" como "Menphis Group" Seria sustentada apenas evitar quaisquer eventuais reivindicações de infração de marca registrada do fabricante do carro.

Além de serem excepcionais em seus sons e dentro de genero, eles enfrentavam guerras além da música, Ter dois brancos membros (Cropper e Dunn), Booker T. & the MG's eram em certo momento rejeitados racialmente, num momento em que Soul music , e o Memphis Soul cena da música em particular, eram considerados a preservação da cultura negra .






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The Rolling Stones - Aftermath [1966]


The Rolling Stones - Aftermath [1966]

Banda: Inglesa
Produtor: Andrew Loog Oldham
Formação da Banda: Brian Jones, Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts, Bill Wyman
Posição na Billboard: 8º posição

Roquen Roll 60's Hotel: Mais uma passagem do Stones no 60's Hotel... Neste post o album será o mega  Aftermath.

Este album dos Stones foi lançado no Reino Unido em 15 de Abril de 1966 pela Decca Records, o album traz grandes marcas para época e para banda. Esse que o quarto album de estudio da banda, marca o pulo no que se trata avanço musical, isso porque é o primeiro album com todas faixas assinadas por Mick Jagger e Keith Richards - Continuando com as marcas do album, Aftermath foi inteiramnte gravado no lendário estúdio da RCA em Hollywood, Califórnia, Sunset Boulevard; e o primeiro album lançado em stereo pela banda.

E para quem adora o Stones com Brian Jones, ai vai a cereja sobre o album - O que Aftermath traz de melhor é a genialidade de Brian Jones e suas experimentações musicais que elevam a qualidade deste album. Jones insere dentro da musica do Stones instrumentos normalmente não usados em bandas ou no Rock, dando uma super persona nas musicas com instrumentos como: Sitar, Marimbas, Gaita (fincando o Stones no Blues elétrico) Dulcimer dos apalaches, Guitarras e teclados.

Aftermath foi lançado 5 dias depois nos EUA pela London Records, Seguindo a rotina - e claro com uma capa diferente...







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The Byrds - Younger Than Yesterday [1967]



The Byrds - Younger Than Yesterday [1967]

Banda: americana
Produtor: Gary Usher
Formação da Banda: Roger McGuinn, David Crosby, Chris Hillman, Michael Clarke
Posição na Billboard: 24º


60’s Hotel: Disco lançado em fevereiro de 67, pela Columbia Records, Younger Than Yesterday foi o segundo álbum de maior sucesso dos Byrds, depois do Mr. Tambourine Man, de 1965. Nesse trabalho, David Crosby, Roger McGuinn e Chris Hillman, os cérebros da banda, se revezam como compositores de uma eclética mistura de folk rock, psicodelia e pitadas de country rock. Tudo começa com a sarcástica "So You Want to be a Rock & Roll Star", um single bombástico; e prossegue com outro hit, "My back pages", o último dos covers de Bob Dylan que eles fizeram.

O álbum, aliás, é repleto de sucessos, como "Renaissance Fair" (alguém lembra da versão brasileira, "Feira moderna", do Beto Guedes?) e "Have you seen her face". Destaque ainda para a jazística "Everybody's been burned", talvez uma das melhores composições do David Crosby.

O relançamento em CD que apresentamos aqui traz seis bonus tracks, incluindo uma do Crosby, "Lady Friend" e boas versões alternativas para "Mind Gardens" e "My Back Pages".

Spencer Davis Group - Their First LP [1965]


Spencer Davis Group - Their First LP [1965]

Banda: Inglesa
Produtor: Chris Blackwell
Formação da Banda: Spencer Davis, Steve Winwood, Muff Winwood e Peter York
Posição na Billboard: 6° Posição

60's Hotel: Essa banda é mais uma ponta do iceberg da British Invasion, o que Spencer Davis Group mais tem de especial, claro além de seu som bem colocado em cima do R&B, Jazz e blues como a maioria das bandas inglesas, é o fato de seus integrantes estarem nas melhores bandas que criariam vários seguimentos do Rock - iniciados nos anos 60 - Claro que estamos falando de Steve Winwood em especial, que dentro dos anos 60 constrói sua carreira no Spencer Davis, Traffic, Blind Faith e depois solo, contando uma história semelhante a de Eric Clapton que inclusive foi seu parceiro no Blind Faith.

Voltando ao Spencer Davis Group, a banda foi formada em 1963 em Birmingham, Inglaterra, por Spencer Davis (guitarra), Steve Winwood (órgão e vocais), Muff Winwood (baixo) e Peter York (bateria). Foi mais conhecida por seus sucessos "Keep On Running" (primeira colocação entre os mais vendidos no Reino Unido), "Gimme Some Lovin'" e "I'm a Man". Depois de várias mudanças na formação, o grupo separou-se em 1969.

Their First LP, já traz no nome, é seu debut lançado em julho de 1965 pela Fontana Records.

Já no primeiro disco a Banda mostra que veio pra ficar, independente de suas mudanças de formação, o Blus Boogie marcante de "My Babe" o swing de "Searchin" mostram a voz marcante de Steve Winwood. Na Balada "Every Little Bit Hurts" mostram que sabem envolver com uma onda mais emocional e profunda.

O disco é recheado de músicas que mostram bem do que a banda era capaz. Mesmo antes de seus grandes Hits que viriam nos anos seguintes.







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Bee Gees - Odessa [1969]

Bee Gees - Odessa [1969]

Banda: Inglesa meio Australiana
Produtor: Robert Stigwood
Formação da Banda: Barry Gibb, Robin Gibb, Maurice Gibb, Vince Melouney, Colin Petersen, Bill Shepherd
Posição na Billboard: não encontrada

60's Hotel: Quem nunca dançou, numa dessas festas que você fica muito louco, e aparece aquela música da era disco dos anos 70, pro maluco se sentir o John Travolta, o meninão sapecão dançarino... 

Enfim surpresa maior foi descubrir que eles tem o grupo formado desde 1965, que dentro do 60's Hotel começa com esse trabalho que só deu frutos bons aos Irmão Bee Gees.

Até o fim dos anos 1960, os Bee Gees formaram um quinteto de rock, com influências do country e do soul e letras românticas. Com essas características, conseguiram outros sucessos: “To Love Somebody”, em 1967, “Words” e “I’ve Gotta Get a Message To You” em 1968, além de “I Started a Joke”, a primeira canção dos Bee Gees a chegar no primeiro lugar no Brasil, em 1968.

No fim de 1968, os Bee Gees gravaram o álbum Odessa, lançado em 1969 e que culminou na trágica separação do grupo, com a saída de Vince Melouney, no fim de 1968, e a de Robin, em março de 1969.

Barry Gibb, e os gêmeos Robin e Maurice Gibb. São nascidos na Ilha de Man e, tendo pais ingleses, moraram apenas alguns anos em Chorlton, Manchester, Inglaterra. Os irmãos mudaram-se ainda crianças para Brisbane, Queensland, Australia. Fazem sucesso desde 1966, sendo um dos seis artistas que mais venderam discos no mundo em todos os tempos.

Passaram por diversos ritmos musicais, do rock psicodélico às baladas, passando pelo country e country rock, pelo rock, pela música disco, pelo R&B,pela música Romântica, terminando no pop rock moderno.

Vendendo mais de 250 milhões de discos em todo mundo.Sendo incluídos no Hall da fama de grupos vocais, no Hall da Fama do Rock and Roll,no Hall da fama dos Compositores e ganhando no total Nove prêmios Grammys.O álbum "Saturday Night Fever" é a trilha sonora mais vendida de todos os tempos e o segundo álbum mais vendido da história, recorde batido apenas pelo álbum "Thriller" de Michael Jackson. São considerados uma das maiores bandas de todos os tempos e o trio mais duradouro da história da música mundial, entre outros recordes. Possuem mais de mil músicas compostas.

No ano de 2009 voltaram a ativa e comemoram 50 anos de uma carreira de intenso sucesso e êxitos.São uma das bandas que mais arrecadaram em todos os tempos. 

Esse disco do Bee Gees foi lançado em 1969, é o 6º disco da banda, vale a pena conferir o que eles faziam um pouco antes de lançarem a trilha mais vendida em todo mundo... 



CHECK IN PARA ESSE DISCO


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Jackie Lomax - Is This What You Want? [1969]

Jackie Lomax - Is This What You Want? [1969]

Banda:
Inglesa
Produtor: George Harrisson
Formação da Banda: Jackie Lomax, Paul Mcartney, Eric Clapton, Ringo Starr e Nicky Hopkins entre outros (formação de studio)
Posição na Billboard: 145° Posição

60’s Hotel: Dentre as loucuras da Apple Records e selo que causava o frisson na inglaterra por conta de seus proprietários e suas idéias e mudanças impactantes para época. Enfim, Jackie Lomax foi uma das contratações de George Harrison para que o guitarrista e cantor inglês fizesse parte do quadro de artistas da emergente Apple, o grande ponto alto do disco é a produção de George Harrison se destacando cada vez mais como produtor, Lomax viria a lançar um single com a composição de Harrison "Sour Milk Sea" e mais tarde este albúm Is This What You Want?.

Entre os outros músicos convidados do álbum estavam membros do Wrecking Crew , Eric Clapton, Nicky Hopkins , Klaus Voormann e John Barham . Embora o álbum tenha recebido críticas favoráveis, não obteve sucesso comercial. A reedição de 2010 inclui faixas bônus cobrindo o resto da produção de Lomax enquanto estava na Apple Records.

Apple apostou em promover Lomax como um cantor enigmático nos moldes de Jim Morrison, mas o público Inglês não embarcou muito na onda, e muito os americanos que na época mal aceitavam o original Morrison.

Essas e outras estratégias e fórmulas dos Beatles e da Apple em relação ao casting musical, não emplacaram, sempre gerando comentáriso tendenciosos e ataques aos artistas do selo. Lomax foi, de certa forma, alvo disto, mesmo tendo um disco bem produzido foi carimbado e rotulado como sombra e esforços de produtores superstars (Beatles) da época. Acabou sendo um artista que poderia ter sido destacado por sua obra, mas acabou caindo em comentários de comparações - Voz de certo artista, estilo de outro. Aquelas análises bem rasas que dizem pouco do disco e colocam um alvo no peito do cantor, em plena tentativa de criticar seus produtores (ter o que falar).

Disco foi lançado em 1969 com um super investimento de Harrison na carreira de Lomax, o disco mostra toques de soul em seu rock simples cheio de arranjos e elementos... disco muito agradável de se escutar que mostra toda versátilidade dos artistas Lomax & Harrison - vale muito a pena escutar "track and tranck" - Enfim, vamos lembrar que muita coisa pior foi feita nos anos 60!!!