60's Intro

The Doors - The Doors [1967]

 


The Doors - The Doors [1967]

Banda: Americana
Produtor: Paul Rothchild
Formação da Banda: Jim Morrison - Robby Krieger - Ray Manzarek - John Densmore
Posição na Billboard: 2º

60's Hotel: The Doors foi uma banda de rock dos fins da década de 60 e princípio da década de 70. O grupo era composto por Jim Morrison (voz), Ray Manzarek (teclados), Robby Krieger (guitarra) e John Densmore (bateria). A banda ainda recebeu influências de diferentes estilos musicais, como o blues, jazz, flamenco e a bossa nova.

Canções como "Break on Through (To the Other Side)", "Light My Fire", "People Are Strange" ou "Riders on the Storm", aliadas à personalidade e escândalos protagonizados por Jim Morrison, contribuíram de sobremaneira para o aumento da fama do grupo.

Após a dissolução da banda no início da década 70, e especialmente desde a morte de Morrison em 1971, o interesse nas músicas dos Doors tem-se mantido elevado, ultrapassando mesmo por vezes o que o grupo teve enquanto esteve ativo. Em todo o mundo, os seus discos e DVDs já venderam mais de 75 milhões de cópias, e continuam a vender cerca de 2 milhões anualmente.

- Falar deste primeiro álbum dos Doors é como falar de uma ida ao bar, mostrando todas as nuances e as certezas da vida, por mais cruéis que sejam. É um álbum melancólico, com sentimentos à flor da pele, que construiu uma lenda por trás da banda, ou melhor, por trás do vocalista da banda. O culto a Jim Morrison, após o lançamento do álbum, não pôde se igualar na história da música até então com nenhum outro álbum. Nem os magnânimos Beatles conseguiram criar uma aura inspiradora tão forte sobre si quanto Jim Morrison e sua banda. E olha que o disco, mesmo com tantos altos, não é perfeito, muito pelo contrário. Conta com faixas não tão boas, mas em compensação possui outras canções tão arrebatadoras que não poderiam ficar fora de qualquer lista sincera de grandes álbuns, por menos que seu avalista goste.

The Doors, o álbum de estréia da banda, foi gravado em agosto de 1966 e lançado na primeira semana de janeiro de 1967. Saiu pela Elektra & Rhino Records. E traz um curiosidade e dado história fonográfica, foi o primeiro album gravado em 8 canais, o que coloca esse disco importante e um Marco, para o The Doors, para a Industria e História do Rock.






_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário