60's Intro

Os Mutantes - Os mutantes [1968]

 


Os Mutantes - Os mutantes [1968]

Banda: Brasileira (São Paulo)
Produtor: Manoel Barenbein
Formação da Banda: Arnaldo Baptista, Rita Lee, Sérgio Dias
Posição na Billboard: Seria top 5 pelo menos com metade do disco, se os americanos tivessem tido a experiencia na época.

60's Hotel: Em 1964, os irmãos Arnaldo Baptista e Cláudio César Dias Baptista, juntamente com Raphael Vilardi e Roberto Loyola, fundaram o grupo The Wooden Faces. Um ano depois, conheceram e convidaram Rita Lee - então no Teenage Singers - a integrar a banda. Ainda entraria no grupo Sérgio, o caçula na família Baptista. A nova banda passou a se chamar Six Sided Rockers, depois O Conjunto e O´Seis.

Em 1966, eles gravaram compacto simples pela Continental com as composições "Suicida" (de Raphael e Roberto) e "Apocalipse" (de Raphael e Rita), que vendeu menos de 200 cópias. Ainda naquele ano, Cláudio César, Raphael e Roberto deixariam o grupo. Arnaldo, Rita e Sérgio mantiveram o grupo, que foi rebatizado com o nome definitivo de Os Mutantes - por sugestão de Ronnie Von, que, naquela ocasião, lia "O Império dos Mutantes", (ficção científica de Stefan Wul). Von, uma das estrelas da cena mainstream da época, comandava então o programa dominical "O Pequeno Mundo de Ronnie Von", transmitido pela TV Record, e não havia gostado do nome anterior. Em 15 de outubro de 1966, Os Mutantes estrearam no programa. Impressionaram tanto que o grupo foi convidado a fazer parte do elenco fixo do programa. Eles também participaram das gravações do LP "Ronnie Von - nº 3".

Em 1968, o trio assinou um contrato com a Polydor, graças a uma indicação do produtor Manoel Barenbein. Assim, foi lançando Os Mutantes, primeiro disco da banda. Com arranjos de Duprat e participação especial de Jorge Ben, o LP foi bastante inovador e experimental, além de muito influenciado pelo trabalho dos Beatles. Algumas das faixas que se destacaram são "Senhor F..." (que contou com participação da mãe dos irmãos Baptista, que tocou piano), "Panis et Circenses" (canção composta por Caetano Veloso e Gilberto Gil especialmente para os Mutantes) e "Trem Fantasma" (parceria entre os Mutantes e Caetano Veloso, que foi composta na casa do produtor Guilherme Araújo).

Uma das principais bandas brasileiras e uma das poucas que eu já li e vi bandas internacionais assumirem respeitável influencia em seus trabalhos... Na minha opinião Mutantes estava além no que se tratava produção musical, super arranjos e idéias de como abordar os temas, e cheios de caracteríticas que os tornaram únicos e muito importantes para imagem do rock nacional e internacional.

Aproveitar pra deixar um desabafo... Como o brasileiro não valoriza sua própria cultura ou conseguem se arrastar e se levar pela tendências idiotas. Uma banda como o Mutantes deveria estar com seu nome entre os grandes, jamais cair num esquecimento ou desconhecimento, pelo simples reconhecimento de fazer algo foda, que faz artistas da gringa ter o devido respeito e influencia, e aqui para novas gerações ser apenas a música da Cássia Eller.

Mas enfim fato é que a obra que deixaram é incrível e vale curtir, vale ter em sua coleção de alguma forma. Só escutando pra saber a chave que vai virar na sua cabeça.




_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário