60's Intro

Muddy Waters - Muddy Waters At Newport [1960]

  


Muddy Waters - Muddy Waters At Newport [1960]

Banda: Americano
Produtor: Leonard Chess
Formação da Banda: Muddy Waters - Otis Spann - James Cotton - Pat Hare

Posição na Billboard: #não encontrado

60’s Hotel: Enfim, acho que é a primeira postagem com o Blues dele; Sim! Mr. Badass Muddy Waters...

Muddy Waters é responsável pelo começo da transformação do blues, de um blues mais amplificado, que mais tarde influenciaria muitos guitarristas e daria mais força ao rock que viria posteriormente, enfim isso é história – recomendo o filme Cadillac Records, ótimo filme e ilustra bem essa e as fantásticas transformarções que esse galera causou nesta fase da música, e claro, o que Muddy foi, pelo menos em certa época.

Muddy Waters já era um bluesman consagrado no fim dos anos 50. No entanto, sua influência só era notada na música negra americana. Consegue imaginar o estrondo que sua apresentação no festival de jazz de Newport causou? A 'sociedade branca' entrou em colapso naquele momento ao perceber o swing e a 'magia negra' na voz e nas cordas de Waters.

Era sua primeira gravação ao vivo além de tudo e com certeza uma das melhores gravações ao vivo da história da música, pois soa refrescante até hoje, quase 50 anos depois.

Este álbum foi influência de músicos como Jimmy Page e Eric Clapton, além de ser um dos principais discos da história do blues. Simplesmente incendiário.

Uma curiosidades sobre a capa. O álbum mostra Muddy Waters no Newport Jazz Festival segurando um violão semi-acústico . Quando o fotógrafo, William Claxton , pediu-lhe para posar para a capa, Muddy deixou sua Fender Telecaster (que tocou durante todo o show) no palco e segurou o violão semi-acústico, do seu amigo John Lee Hooker.




CHECK IN PARA ESTE DISCO

_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário