Traffic - Traffic [1968]



Traffic - Traffic [1968]

Banda: Inglesa
Produtor: Jimmy Miller
Formação da Banda: Steve Winwood - Dave Mason - Chris Wood - Jim Capaldi
Posição na Billboard: # 17º posição

60's Hotel: Traffic foi uma banda de rock de Birmingham, Inglaterra, formada no início de 1967 por Steve Winwood, Jim Capaldi, Chris Wood e Dave Mason. O som distinto da banda, suas gravações inovadoras e a escrita compartilhada de letras influenciaram vários outros grupos de rock progressivo no final da década de 1960.
O álbum gravado em 68 é o segundo da banda, e saiu pela gravadora Island Records Atco. Calcado na mudança do som mais psicodélico para um rock com mais Jazz, soul e blues, o álbum homônimo do Traffic tem muito valor e mostra como funciona uma banda rachada no meio. A versatilidade dos músicos, que tocam órgão, cítara, sax e até uma flauta que parece mais com gaita, é imprescindível para o projeto dar certo, já que o reintegrado baixista Dave Mason compôs metade do álbum, mas mal aparece no resto do disco, que fica quase que a cargo da outra mente criativa da banda, Winwood. Mesmo sem ver os autores de cada música, é possível notar claramente a diferença entre os dois estilos, o mais calmo e direto, de Mason, e o mais complexo e carregado, de Winwood. Ambos estilos se intercalam durante o seguimento das faixas, balanceando bem o saboroso disco. Mason tornaria a sair da banda na turnê seguinte e a banda nunca mais voltaria a ser a mesma, vivendo um intenso troca-troca de membros. Mas este álbum é um belo resumo de tudo que o Traffic pôde ser.

O que o Traffic trás como exemplo desta época é, de mais uma banda cheia de gênios e junto deles egos enormes – com isso vida curta da banda – O que é notório desta fase da música, é a transição dos caras entre bandas, hoje até existe isso, mas se encontra mais no underground. Do Steve Winwood mesmo, ainda não sei como ele dividia sua mente para criação, porque com intervalo mínimo, ele tocou em três maravilhosas bandas antes de sair em carreira solo – Spencer Davis Group, Blind Faith e o Traffic – Três trabalhos ducaralho e distintos.

_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário