The Yardbirds - Roger The Engineer [1966]


The Yardbirds - Roger The Engineer [1966]
 
Banda: Inglesa
Produtor: Paul Samwell-Smith - Simon Napier Bell
Formação da Banda: Keith Relf - Jeff Beck - Chris Dreja - Paul Samwell-Smith - Jim McCarty
Posição na Billboard: #13°posição

60's Hotel: Para ser breve Yardbirds é uma das bandas mais importantes dos anos 60, por tudo que fez, inovou e lançou. Com todos ares para ter sido a maior banda de todos os tempos, mas nunca alcançou...


Yardbirds foi formado em Londres em 1963, e teve uma série de sucessos durante os anos 60, incluindo " For Your Love ", " Heart Full of Soul " e " Over Under Sideways Down ". O grupo lançou as carreiras dos guitarristas Eric Clapton , Jimmy Page e Jeff Beck . Mesmo super influenciados pelo Blues a banda que contribuiu muito para o britpop e o rock, os Yardbirds trouxeram muitas inovações para guitarra elétrica, como o feedback , distorção "fuzztone" e melhorias na amplificação. Após os Yardbirds se separaram em 1968, o guitarrista Jimmy Page fundou o que se tornou Led Zeppelin , enquanto o vocalista e gaitista Keith Relf e o baterista Jim McCarty formaram o rock sinfônico grupo Renaissance.
 
A princípio foi um álbum homônimo – The Yardbirds, assim constou nas paradas britânicas, com o sucesso da capa foi rebatizado por Roger the Engineer apenas a versão britânica. Esse foi o quinto álbum do Yardbirds,  é o único disco com 100% de composições da banda, e uma das curiosidades que o álbum carrega é que por conta de sua capa, a banda acabou entrando pra lista das que adquirem um "RENAME", geralmente feitas por fãs e / ou revisores.

Por exemplo, The Beatles nunca fez "The White Album"(exemplo clássico de um 'RENAME')...  disco homônimo da banda que ganha outro nome.
Tudo isso também, porque a versão americana original deste álbum foi emitido com uma capa do álbum completamente diferente e intitulada Over Under Sideways Down. Single de sucesso nas paradas americanas.


A capa britânica vem com uma caricatura feita por Chris Dreja (guitarra base), membro da banda, de Roger seu engenheiro de som, o que já imprimia todo clima de empolgação da banda durante a produção deste álbum foda.

Devido à influência de Jeff Beck e suas experimentação com sua guitarra e distorções, o álbum é considerado um precursor do heavy metal. Em 2003, o álbum foi classificado número 349 da lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos na revista "Rolling Stone".



O álbum foi gravado no Advision Studios em Londres na primavera e no verão de 1966, e foi produzido por Paul Samwell-Smith e Simon Napier-Bell. Foi lançado pela Columbia em 15 de julho de 1966. Esse disco marca também a saída de Paul Samwell-Smith (baixo) após produção e lançamento, o que mudaria toda estrutura da banda mesmo por breve período. Jimmy Page viria assumir o Baixo, mas humildemente Cris Dreja abandona a Guitarra Base para entrada de Jimmy e assume o Baixo. Mas duraria muito pouco essa formação por conta do jovem problemático Jeff Beck.


 
_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário