The Chambers Brothers - The Time Has Come [1967]


The Chambers Brothers - The Time Has Come [1967]

Banda: Americana
Produtor: David Rubinson
Formação da Banda: George, Willie, Lester, Joe Chambers e Brian Keenan
Posição na Billboard: 11º

60’s Hotel: Os americanos do The Chambers Brothers são uma banda de soulmusic cheios de swing. Os vocais da banda são excelentes, e a sonoridade deles os torna únicos, não da pra enumerar os detaques do disco, ele é ótimo do começo ao fim. A faixa título do disco, The Time Has Come, foi regravada pelo Ramones. Estou gastando palavras aqui, sou muito fã dos Chambers Brothers, vamos aos fatos.

O grupo foi formado em 1954 em Los Angeles, California, por quatro irmãos do Mississipi: George, Willie, Lester e Joe Chambers. Eles excursionaram intensamente pelo sul da California, mas não tiveram nenhum sucesso notório até 1965, quando, com a inclusão do baterista Brian Keenan, apareceram no Newport Folk Festival. Logo em seguida eles gravaram seu álbum de estréia People Get Ready.

A banda alcançou seu maior sucesso em 1968 com a música Time Has Come Today (escrita por Joe e Willie Chambers), do álbum quase-homônimo The Time Has Come. A música se manteve por cinco semanas consecutivas no 11º lugar do Billboard Hot 100, por pouco não alcançando o Top Ten. Encontrando dificuldade para manter-se no sucesso, separaram-se em 1972. Reagruparam-se em 1974 para gravar Unbonded, e têm excursionado regularmente desde então. Keenan morreu de problemas cardíacos em 1986.

Time Has Come Today foi produzida por Vault e "prensada" em 1968. Essa música foi muito cabeça para seu tempo. Ela usou vários efeitos diferentes na gravação. É bem característica a presença constante do som de um "ogogô" (cow bell) durante toda a música, fazendo um "tic-toc" ininterrupto. Para o efeito de "eco" um Echoplex foi usado, como era comum nos dias anteriores ao delay digital, além de efeitos de reverb e fuzz face. No entanto a maioria dos sons psicodélicos são ouvidos na versão mais longa da música e não na mais curta.
A finalidade dos estranhos efeitos incluindo os efeitos vocais (sons de bombas sendo lançadas, explosões, tiros, e outros) é reproduzir os sons de guerra (no caso, a Guerra do Vietnan, em que os Estados Unidos da América do Norte estiveram envolvidos)


A canção teve destaque em muitos filmes também. Diretor Hal Ashby utilizou em 11:06 como pano de fundo para a cena clímax entre o capitão Robert Hyde ( Bruce Dern ) e uma esposa infiel ( Jane Fonda ), no filme vencedor do Oscar 1978 'Coming Home'. 

The Chambers Brothers também faz parte de uma lista que criei de bandas que fizeram muito sucesso de público e críticas nos anos 60, sendo estrelas de casas de shows como o Whisky a Go Go por exemplo, mas, que não são conhecidas mundialmente nos dias de hoje. Exemplo inverso, por incrível que pareça, a maior delas, o The Doors, que cansou de abrir shows para o The Chambers Brothers, em shows pela California.




_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário