Donovan - Sunshine Superman [1966]

Donovan - Sunshine Superman [1966]

Banda: Inglêsa
Produtor:Mickie Most
Formação da Banda: Donovan, Jimmy Page, Eric Ford, John Cameron, Pico Hatley, Bobby Orr, Tony Carr e John Paul Jones.
Posição na Billboard: # 1°Posição

60's Hotel: Donovan Philips Leitch (normalmente chamado apenas de Donovan) (nascido em 10 de maio de 1946) é um músico britânico. Emergente do cenário folk inglês, Donovan ficou famoso depois de uma série de apresentações em programas de TV. Seu sucesso inicialmente ficou restrito ao Reino Unido, mas depois de assinar com a Epic Records americana e juntar forças com o produtor Mickie Most, ele desenvolveu um estilo eclético e bem-sucedido, que incorporava folk, jazz, pop, psicodelismo e world music.

Donovan rapidamente tornou-se um dos mais famosos e populares artistas britânicos de sua época, produzindo uma série de sucessos entre 1966 e 1970. Ele também tornou-se amigo próximo dos Beatles, sendo um dos poucos a colaborar em suas músicas. A fama de Donovan começou a se esvair depois que ele separou de Most em 1969, e, embora ele tenha continuado a tocar durante os anos 70 e 80, seu estilo musical calmo e sua imagem hippie passaram a ser severamente atacados pela crítica, principalmente depois do surgimento do punk rock.

Sunshine Superman e considerado junto de Revolver (The Beatles), as faixas iniciais da cultura Psicodélica, com seu estilo calmo abriu gêneros como Psych Folk, Psychedelic Pop e por foi...(Rótulos). Já que gostam tanto de rótulos!!! Digo que Donovan mais foi o Dylan britânico com o timbre de voz mais grave. Brincadeiras a parte, Sunshine Superman tem uma atmosfera alucinógena saído de um densa visão de um caleidoscópio. Destaque para ótimo produção, os grandes músicos que participarão e a engenharia de som é perfeita, fato que nem todos discos da época não contavam com engenheiros de som tão competentes.

Sunshine Superman começou a ser produzido em dezembro 1965 e foi lançado no dia primeiro de julho de 1966, pela EMI London, tendo ótima recepção de críticas e vendas.




_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário