60's Intro

Cream - Fresh Cream [1966]


Cream - Fresh Cream [1966]

Banda: Inglesa
Produtor: Robert Stigwood
Formação da Banda: Eric Clapton, Jack Bruce e Ginger Baker
Billboard: #39º Posição

60's Hotel: Foi o primeiro lançamento do produtor Robert Stigwood em seu novo selo independente Reaction Records. E o primeiro album do Cream, Power Trio Ingles, responsáveis por inovar e se transformarem grande influência no genero progressive rock, e em seu tempo psychedelic rock - Fresh Cream chuta de sola a porta de entrada e transforma toda atmosfera do que estava sendo feito do rock na época... 

Muitos críticos e pesquisadores tem o Cream como a banda responsável por iniciar os gêneros Acid Rock e Hard Rock também. Verdade é que o Cream com as mentes brilhantes que tinha na banda, mesmo sendo apenas um power trio, viriam com certeza formatar algo nos anos 60 como várias bandas da segunda metade da década.

É difícil dar uma impressão do disco sem passar palavras de fã - Vou tentar - Fresh Cream é isso, é dar play em várias bandas que você gosta dos anos 60 em power trio, os vocais afinadíssimos de Bruce percorrendo a onda de todas faixas, Eric Clapton e sua slow hand também em músicas mais blues outras na pegada do Yardbirds como 'I Feel Free' por exemplo e Baker e sua batera nervosa marcando todas músicas como ninguém fazia na época (sou fã do Keith Moon, porém Ginger baker era foda também) esse foi o verdadeiro ponta pé do Cream nos anos 60, todo o frescor como no nome para uma época.

Fresh Cream chegou a número 6 no Reino Unido em Fevereiro de 1967 e - finalmente - o número 39, em agosto nos Estados Unidos em 1968. A versão britânica omitiu a canção "I Feel Free", na versão Americana continha, apesar de acabarem excluindo "Spoonful". Em um CD re-lançado de 2000 foram preservadas as duas canções do álbum da ordem. Em 2003, o álbum foi classificado número 101 em Rolling Stone da revista da lista dos 500 maiores álbuns de todos os tempos.




_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário