60's Intro

The Kinks - Something Else [1967]



The Kinks - Something Else [1967]

Banda: Inglesa
Produtor: Ray Davies e Shel Talmy
Formação da Banda: Ray Davies, Dave Davies, Pete Quaife, Mick Avory, Nicky Hopkins e Rasa Davies no Backing Vocal
Posição na Billboard: 153° posição

60's Hotel: Esse que foi o quinto disco do Kinks foi gravado entre abril de 1966 à junho de 1967. Mais um fruto maduro do Summer of Love. Lançado em setembro não caiu nas graças do público do público do Reino Unido, e nos Estados Unidos liberados em janeiro de 1968 após enfrentar  uma proibição para performances nas TVs americanas, maior veículo de divulgação para época, o álbum Something Else  também não caiu no gosto americano vendendo muito pouco.
Uma das principais marcas do álbum, foi a saída de Shel Talmy da produção musical da banda e Ray Davies assumir de vez todas decisões na parte de produção e andamento dos discos do Kinks.

A outra marca deste disco, em relação a mudanças para o Kinks é no estilo com mais guitarras acústicas, sons mais calmos diferentes do que se ouve nos discos anteriores. Que hoje vejo mais como versatilidade musical do Kinks e dos Davies Brothers.

Ao mesmo tempo que o Kinks criava e produzia  Something Else, já estavam compondo músicas e preparando-as para Village Green lançado no ano seguinte. Somenthing Else também é composto de 3 singles lançados antes do álbum, “David Watts”, “Death os a Clown” e “Waterloo Sunset”. Essa prática era comum entre as bandas dos anos 60, onde testavam o público com novos sons antes de lançar um álbum completo.
Em 2003 a Roling Stone classificou Something Else como #288 entre os 500 maiores álbuns de todos os tempos.

Mesmo com a insegurança de Ray Davies em relação a sua produção de Something Else; vejo  como mais uma de suas obras bem apuradas e equilabradas em produção musical em guitarras pianos e vozes, mesmo neste estilo mais calmo. Era sim o início de sua firmação como um grande produtor, marca que carrega até os dias de hoje.






_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário