Procol Harum - Procol Haum [1967]


Procol Harum - Procol Haum [1967]

Banda: Inglesa
Produtor: Denny Cordell
Formação da Banda: Gary Brooker, Robin Trower, Matthew Fisher, Dave Knights, BJ Wilson e Keith Reid
Posição na Billboard: #5º posição

60’s Hotel: Em 67 então nascia a banda Procol Harum, liderada e formada por Gary Brooker responsável pela parte musical e Keith Reid com as letras em maioria das suas composições. Responsáveis por plantarem as sementes do Rock Progressivo e mais tarde aprofudando-se por um estilo mais Sinfônico. (Assim rotulados)

Mas seu primeiro disco homônimo, diria mais que tem suas pitadas do progressivo por assim dizer do que outra coisa, e claro, as influências de toda banda inglesa, o velho Blues e R&B e até Soul em algumas faixas. E a presença marcante do organ de Matthew Fisher faz uma camada intensa em cada faixa, tambem acho que é a grande assinatura da banda o som do Hammond compondo as Harmonias de suas composições.

A pequena curiosidade sobre esse debut, que não chega ser uma surpresa, é a ausência de seu maior Hit, lançado antecipadamente como single, a música  'A Whiter Shade Of Pale' não fez parte do set list do album em seu lançamento britânico, entrando posteriormente no lançamento americano.

*A prática de lançar o single ou compacto era comum na época, testando o lado comercial da música abrindo portas para banda antes que viajassem em tournè. E que muitas vezes o Hit não entrava no Album.

Este debut foi lançado em setembro de 1967 pela gravadora Regal Zonophone, gravado no Olympic Studios em Londres, em junho do mesmo ano.
Se é válido dizer... Gravado nos mesmos estúdios que 2 anos mais tarde Joe Cocker gravaria seu primeiro album e com o mesmo produtor Denny Cordell. Coincidência ou não!!!

O grupo gravou 'A whiter shade of Pale', que foi lançado como single em 12 de maio de 1967. Com a melodia baseada na Suite Orquestral no.3 em Ré maior de Sebastian Bach, no órgão Hammond de Matthew Fisher, a voz cheia de emoção de Brooker e a letra misteriosa de Reid. Com a separação do grupo e os créditos do Hit dados apenas a Brooker, Fisher mais tarde entraria em um longo processo judicial por direitos e créditos pela música.





_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário