Joe Cocker - With a Little Help from My Friends [1969]



Joe Cocker - With a Little Help from My Friends [1969]
Banda: Inglesa
Produtor: Denny Cordell
Formação da Banda: Joe Cocker and His Little Band... (post)
Posição na Billboard: #35º posição

60’s Hotel: Finalmente posso registrar que Joe Cocker esta no topo da minha lista dos top 3 de interpretes dos anos 60, junto de Van Morrison e Mick Jagger. Os 3 já sabiam que os palcos exigiam mesmo antes do show business saber o que queria.

É quando, penso eu, que mais nada poderia acontecer ali no apogeu Rock Sixties, surgi um interprete poderoso mergulhado no Soul americano, com sua identidade musical absurdamente sólida e física, potencial vocal inconfundível, por surpreender a todos em 69, depois do Summer Love e o Flower Power colocarem tantas bandas na cena e ditarem tantas tendências.
 
Sempre que penso sobre esse disco maravilhoso de Cocker, não consigo deixar de fazer referência ao Elvis Presley, a mesma atitude que Elvis acabou fazendo com marca de seus shows e produções de seus discos, diga-se de passagem os disco de maiores sucessos,  as grandes bandas e produções monstruosas mesmo em releituras de hits de sucesso.

Seu primeiro disco além do que já disse, de sua voz maravilhosa, produção genial de cada faixa. Tem como destaque a faixa que fez parte do album Sgt. Peppers dos Beatles - 'With a Little Help from My Friends', que foi o grande hit do disco, e que arrebatou a todos em Woodstock em sua aparição, o que firmou Cocker como grande interprete para o mundo.
Claro que não posso esquecer... Dito tanto sobre a produção, não posso deixar de mencionar a banda que criou esse disco especial dos anos 60 e o debut de Joe Cocker.
 Is the Little Band...

Joe Cocker : vocais 
David Cohen : guitarra (faixa 1)
Tony Visconti : guitarra (faixa 2) 
Jimmy Page : guitarra (faixas 2, 4, 5, 7 e 9) 
Henry McCullough : guitarra (faixas 3, 6, 8 e 10) 
Albert Lee : guitarra (faixa 4) 
Chris Stainton : Piano (faixas 2, 3, 4 e 7)
Tommy Eyre : piano (faixa 5), de órgãos (pistas 8 e 9) 
Artie Butler : piano (faixa 1) 
Matthew Fisher : organ (faixa 5) 
Stevie Winwood : organ (faixas 6 e 10) 
Carol Kaye : bass guitar (faixa 1) 
Paul Humphrey : tambores (faixa 1) 
Clem Cattini : Cilindros (faixas 2, 4 e 7) 
Mike Kellie : Cilindros (faixas 3, 6 e 10) 
BJ Wilson : cilindros (faixas 5 e 9) 
Kenny: cilindros (faixa 8) 
Laudir: tumba, maracas (faixa 1) 
Brenda Holloway : backing vocals (faixa 1) 
Patrice Holloway : backing vocals (faixa 1) 
Feliz Clayton : backing vocals (faixa 1) 
Madeline Sino : backing vocals (faixas 2, 6 e 9) 
Rosetta Hightower : backing vocals (faixas 2 e 9) 
Sue Wheetman: backing vocals (faixas 3, 6, 9 e 10) 
Ensolarado Wheetman: Backing Vocals (faixas 3, 6, 9 e 10)

Sob a Batuta do Produtor Denny Cordell, o disco de estréia de Joe Cocker foi gravado no ínicio de 1969 no Studios Olímpicos e Trident Studio em Londres e lançado no Mês de Maio chegando as paradas de sucesso até a posição 35 com 'With a Little Help from My Friends'.

O Disco e maravilhoso de ponta a ponta, não tinha como errar num disco assim com toda pinta de produção Ray Charles meio Elvis Presley, e Joe Cocker impondo sua voz rasgado e potente a cada canção. Sem destacar nomes que tocaram em faixas do disco, tem como?

Joe Cocker não poderia ter iniciado o album com uma música mais sugestiva do que a primeira, 'Feeling Alright'... Não da pra ficar melhor!!!



_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário