David Bowie - Space Oddity [1969]



David Bowie - Space Oddity [1969]

Banda: Inglesa
Produtor: Gus Dudgeon
Formação da Banda: Rick Wakeman, Mick Wayne, Herbie Flowers, Terry Cox, Magic Bowie
Posição na Billboard: 124° e posteriormente 5°(1973 re-lançamento)


60’s Hotel: Como sempre tudo em volta de Bowie tem que ser extraordinário, até mesmo em seu segundo album - Dei graças por essas estórias ocorrerem no 60's Hotel.
Bowie cria Space Oddity, sua primeira versão em fevereiro de 1969, para um filme promocional dele próprio chamado "Love You Till Tuesday", engavetado e lançado quase 15 anos depois. Esse versão também também aparece numa antologia (Deram anthology 66-68) da gravadora Deram, que Bowie inicialmente fazia parte do casting.

É em junho de 69, após rompimento de Bowie com a Deram, seu empresário Kenneth Pitt descola um ótimo contrato com Mercury Records uma subsidiária Inglesa da Philips, para a gravação de seu Album de estréia com opções de um segundo ou terceiro album. Bowie procurou Georgie Martin para produzi-lo, mas ele acabaria recuando, acabando a produção caindo no colo de Gus Dudgeon.

Space Oddity foi gravado no Trident Studios assim que o contrato foi assinado. As gravações contaram com sessões de Rick Wakeman (teclados, Mellotron) que mais tarde chegaria ao sucesso com a banda "Yes" , e, Mick Wayne guitarras, Herbie Flowers no baixo e Terry Cox na bateria.

Space Oddity fala sobre Major Tom, um astronauta fictício que fica deprimido durante uma missão no espaço. E mais tarde claro, esse personagem voltaria em algumas músicas em albuns posteriores de Bowie.

O que da pra sentir com seu segundo album, é que Bowie desde o princípio foi cercado de músicos excelentes e de um ambiente muito planejado e acontecimentos que vão além da música. Ouvindo o disco - Claro conhecendo os albuns que arrebatariam fãs pelo mundo todo nos anos 70 com seus personagens e cenas dramáticas - Parece um ensaio para o que viria a seguir em sua fabulosa obra.




_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário