Blind Faith - Blind Faith [1969]


Blind Faith - Blind Faith [1969]

Banda: Inglesa
Produtor: Jimmy Miller
Formação da Banda: Eric Clapton, Steve Winwood, Ginger Baker e Ric Grech
Posição na Billboard: # 40° POSIÇÃO


60’ Hotel: A Banda de renúncias que queria apenas música e menos estrelato - Blind Faith, e seu primeiro e único disco lançado em 1969.

Após um Break-up no Power Trio Inglês Cream (Jack Bruce, Ginger Baker & Eric Clapton), em meio a desentendimentos entre Bruce e Baker com Clapton mediando.

Steve Winwood – Quero registrar aqui que pra mim era um dos top 5 vocals dos anos 60 - Com sua saída do The Spencer Davis Group onde foi vocalista por 3 anos, Winwood no desejo de incorporar mais elementos de Jazz em sua música o que era formou o Traffic – Que fica para outro post - Que também se separaria temporariamente no início de 1969.

Steve Winwood começou algumas jam Sessions com Eric Clapton. Clapton estava satisfeito com as jam’s, mas estava hesitante em iniciar um grupo sério. Ginger Baker apareceu em uma dessas Jam’s; e a Banda estava praticamente formada.

Winwood convenceu Clapton argumentando que Ginger Baker havia reforçado a musicalidade e que seria difícil encontrar um baterista igualmente talentoso. Mais tarde Ric Grech seria convidado para assumir o Baixo, formando o estrelado Blind Faith; nome dado por Eric Clapton por dizer que não sabia o rumo que tomaria a nova banda.

Com a notícia no ar da reunião das estrelas do rock inglês criou-se um excitação no público e claro na imprensa que os anunciavam como “superCream” – Tudo que Clapton não queria. Com ares de Mega Band, o Blind Faith teve sua singela estreia num concerto em 7 de julho de 1969 no London Hyde Park Concert - Famoso concerto ao ar livre que teve o Rolling Stones como Banda principal - É já começaram assim... Mesmo assim Clapton, sabendo que a banda não tinha ensaiado o suficiente e não estava preparada, estava relutante em sair em turnê e temia que a banda se transformasse em uma repetição do Cream.

Saíram em um pequena turnê entre Escandinávia, Estados Unidos e Reino Unido com o ultimo show no Havaí.
Gravado e produzido entre os shows seu primeiro e único álbum foi lançado em agosto de 1969, marcando o fim da turnê. Blind Faith superou tanto o gráfico do Reino Unido quanto o da Billboard (USA). O álbum vendeu mais de meio milhão de cópias no primeiro mês.

O disco ainda enfrentaria uma polêmica com sua capa – criada por Bob Seidemann amigo de Clapton – Que exibe um Topless de uma jovem menina segurando uma escultura em formato de avião, o que julgaram ser um “símbolo Fálico”. Retirada e substituída por uma foto da banda (capa americana).

Como temia Clapton... Fim de turnê volta para Inglaterra mais todos os holofotes voltados para eles, agora era o Blind Faith que entreva em Break-up. O que fez a banda ser formada desta vez colocaria um fim nela.


Em 2000 o álbum inteiro foi remasterizado e relançado como um CD duplo edição de luxo, que inclui out-takes e versões de estúdio de ensaio de músicas da banda criadas durante os primeiros meses de 1969.






_-_ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário