The Coasters - Coast Along With The Coasters [1962]

The Coasters - Coast Along With The Coasters [1962]


Banda: Americana
Produtor: nada encontrado
Formação da Banda: Carl Gardner, Billy Guy, Cornell Gunter, Will "Dub" Jones, Albert "Sonny" Forriest
Posição na Billboard: com alguns Hits chegou a 1# e 2#

60’s Hotel: The Coasters é uma banda com o pé mais nos anos 50 do que no 60's hotel, mas esse post é uma homenagem a essa banda vocal super divertida e importante para nosso cenário musical...(aqui do Blog)

Esse post vai contar um pouco da hitória geral da banda, seus integrantes e mudanças seus sons e hits. e lendo você vai enterder sua importancia para os anos 60, e quanto hits a banda escreveu para bandas desta década...

The Coasters, formada em 1955 e especializados em Rhythm & Blues e Doo Wop. Sua diferença para outros grupos do gênero era a irreverência e o humor de suas apresentações. Isso sem contar que a maioria de seu repertório era recheado de canções de uma das mais destacadas duplas de compositores do Rock and Roll: Leiber & Stoller.

Tudo começou quando Carl Gardner (tenor/vocal principal) e Bobby Nunn (baixo), egressos de um outro grupo vocal chamado The Robins resolveram formar The Coasters, grupo que foi preenchido com as entradas de Billy Guy (barítono), Leon Hughes (segundo tenor) e o guitarrista Adolph Jacobs [era praxe alguns grupos vocais terem um guitarrista ou um baixista como membros fixos]. Os compositores Jerry Leiber e Mike Stoller (que escreveram algumas coisas para Elvis Presley como Hound Dog e Jailhouse Rock) precisavam de um grupo que interpretasse algumas de suas composições para o pequeno selo Lark da Atlantic Records. A parceria entre os Coasters e a dupla Leiber-Stoller rendeu um sucesso nunca visto entre os grupos vocais americanos, pois as histórias contadas nas letras das canções sempre tinham um contexto divertido. O primeiro grande sucesso do grupo com assinatura da dupla foi Smokey Joe's Cafe (1955), que havia sido gravada anteriormente por The Robins. Aí veio Down in Mexico (1956) e o compacto duplo Youngblood [que tem Doc Pomus como coescritor]/Searchin' (1957). Com a mudança deles para Nova York em 1957 (antes eles viviam em Los Angeles), Nunn e Hughes formaram uma dissidência chamada The Coasters, Mark II, sendo substituídos por Will "Dub" Jones e Cornell Gunter. Essa é a formação responsável pelos grandes clássicos do grupo.
Em 1958, gravaram um de seus maiores sucessos Yakety Yak, que contou com a participação do grande saxofonista King Curtis). Em seguida vieram outras pérolas como Charlie Brown, Along Came Jones, Poison Ivy e Little Egypt (que foi cantada por Elvis nos anos 60). Nesse ano, foi a vez do guitarrista Jacobs deixar o grupo. Após alguns anos sem um gruitarrista, os Coasters contrataram Thomas "Curly" Palmer.
Em 1961, Gunter deixou o grupo e foi substituído por Earl "Speedo" Carroll (ex-Cadilacs). Ele também acabou criando sua própria formação de Coasters, chamado The Fabulous Coasters. O contrato de Leiber e Stoller com o selo durou até 1966, mas esles continuaram escrevendo para o grupo. will Jones foi outro a sair do grupo em 1968 e foi substituído por Ronnie Bright (conhecido como o baixo da música Mr. Bass Man de Johnny Cymbal). Quando Billy Guy (responsável pela veia cômica do grupo) estava às voltas com uma carreira solo paralela aos Coasters, o cantor Vernon Harrell (outro ex-Cadilacs) e Jimmy Norman, um dos produtores do grupo foram chamados para atuar nas performances de palco em diferentes ocasiões. Guy deixou o grupo em definitivo em 1969. Após sua saída, Norman foi "promovido" a membro oficial dos Coasters.
Mesmo não tendo mais os hits esmagadores de antes, The Coasters procuraram sobreviver à transformação musical e cultural dos anos 60. A seu favor, eles tinham o fato de muitos artistas/bandas do 60's hotel terem sido influenciados pelo grupo. Talvez isso tenha ajudado no sentido de terem se tornado uma banda específica de revival dos anos 50.

Passados mais de 60 anos do surgimento dos Coasters é certo afirmar que seu estilo irreverente com ceretza marcou e influenciou gerações de músicos das décadas posteriores. Beatles, Rolling Sornes, Monkees, Hollies, The Who Greatfull Dead entre outros.

Em 1987, The Coasters , através de sua formação "clássica" (Gardner, Guy, Jones e Gunter) foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame, sendo um dos únicos grupos do gênero a ter tal honraria.

Nos anos 90, Carl Gardner ajudou a escrever o premiado musical da Broadway Smokey Joe's Cafe com diversas músicas de Leiber & Stoller interpretadas pelos Coasters.

E claro!!! O disco que está a disposição aqui, é um LP album recheado de sucessos do Coasters lançado em 1962 pela ATCO RECORDS. A maioria das canções são composições Leiber & Stoller, naturalmente, mas o grupo também inclui material escrito por Bobby Darin ("Wait a Minute"), Doc Pomus ("The Snake & the Bookworm") e Willie Dixon ("My Babe" ).

Link para download:https://rs818tl5.rapidshare.com/#!download|818tl4|367350112|Coast_Along.rar|110886|R~6F399554B57A17476AD36B3A42D3AB33|0|0

Agradecimentos ao Blog Biografias Musicais, que oferece biografias muito bem escritas e cheia de informações.


*link revisado 19/11/2011

_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário