60's Intro

Booker T. The MG's - Green Onions [1962]


Booker T. The MG's - Green Onions [1962]

Banda: Americana
Produtor: Jim Stewart, Chips Moman
Formação da Banda: Booker T. Jones, Steve Cropper, Lewie Steinberg e Al Jackson, Jr.
Posição na Billboard: #1° Posição

60’s Hotel: Booker T. & the MG's são, porque ainda hoje a banda resiste, desde o 60's hotel, uma banda instrumental, que foi influente na formação do som da Southern Soul e Soul de Memphis . Na década de 1960, como membros do selo Stax Records , eles tocaram em centenas de gravações de artistas como Wilson Pickett , Otis Redding , Sam & Dave , Rufus Thomas e Johnnie Taylor. Eles também lançaram discos instrumentais ao longo dos anos de carreira.

O disco postado aqui, é primeiro dessa banda que mexeu com toda atmosfera musical, em depoimento, Jeff Beck no documentário do Yardbirds diz - "Tudo mudou quando Booker-T & the MG's apreceram com aqueles riff's...",influenciaram mesmo toda uma gereção, marcando seus sons com harmonias cheias de swing soul e solos do hammond de Booker T jones.

O single foi 1º na Billboard R & B e 3º na parada pop . Ele vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro. É apresentado em inúmeros filmes / trailers , incluindo uma cena crucial no filme American Graffiti.

Em 1966 Velvet Underground fizeram um instrumental intitulado Booker T ", em homenagem ao grupo, mais tarde ligeiramente reformulada em 1967 como The Gift que apareceu no disco Light White Heat White álbum no início de 1968.

Este gênero comentado aqui o "Southern Soul" ou para os mais íntimos "Memphis Soul". Subgênero da Soul Music que ficou famoso e tambem deixou muito reconhecido os selos Stax Records e a Hi-Records, os dois localizadas em Memphis.

Existem duas lendas, que flutuam no ar mas sem fontes concretas, de que o nome The MG's, primeiro seria o nome de um carro ameriano esportivo da época e a segunda seria apenas uma abreviação de "Menphis Group". Lendas por lendas, declarações e teorias. Mais tarde apareceria a história do significado do nome "The MG's" como "Menphis Group" Seria sustentada apenas evitar quaisquer eventuais reivindicações de infração de marca registrada do fabricante do carro.

Além de serem excepcionais em seus sons e dentro de genero, eles enfrentavam guerras além da música, Ter dois brancos membros (Cropper e Dunn), Booker T. & the MG's eram em certo momento rejeitados racialmente, num momento em que Soul music , e o Memphis Soul cena da música em particular, eram considerados a preservação da cultura negra .






_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário