British Invasion [1964 e 1967]

(British Invasion) foi o termo usado pela mídia para descrever o influxo de artistas de música pop, rock e beat de origem Inglesa que se tornaram populares nos Estados Unidos e Canadá.

A Invasão Britânica clássica ocorreu entre 1964 e 1967, mas o termo também se aplica a "wave" posteriores de artistas britânicos que alcançaram um impacto significante no mercado de entretenimento norte-americano.

Depois do sucesso de Elvis Presley, Buddy Holly e Bill Haley, Chuck Berry, little Richard e outros grupos de rock - é dificil citar ao certo todos grupos e nomes americanos que despontaram nesta época - no final dos anos 50, por toda a Inglaterra garotos corriam atrás daqueles acordes que despertavam tanta euforia, inspirados em seus ídolos americanos que eram a nova sensação na inglaterra.Clubes abertos por conta desta época se tornaram simbolos e marcos do rock, nomes como o Cavern e o Speakeasy Club e outros perdidos pela Inglaterra, alguns abertos até os dias de hoje.

Enquanto Cliff Richard e os The Shadows obtinham grande sucesso no Reino Unido, poucas bandas britânicas tinham a mesma chance de fazer o mesmo nos EUA, até que a Capitol Records lançou "I Want To Hold Your Hand" dos Beatles no final de 1963, depois de uma pesada campanha de marketing.

"I Want To Hold Your Hand" pulou para a primeira colocação das paradas de sucesso americana quando os Beatles viajaram à América pela primeira vez; a histórica aparição do grupo no The Ed Sullivan Show na noite de 9 de fevereiro de 1964, alcançando então a maior audiência televisiva da história, é vista por muitos como o marco zero da British Invasion.

Os Beatles logo dominariam todas as paradas de sucesso, e no dia 4 de abril de 64 eles ocuparam as cinco primeiras colocações na lista de "100 Melhores lançamentos" da revista Billboard, um feito sem precedentes até hoje. Isso abriu as comportas para outras bandas britânicas divulgarem suas músicas nos Estados Unidos, como os Rolling Stones, The Who, The Animals, The Kinks, The Dave Clark Five, Gerry & The Pacemakers e muitos outros.

Londres revelou grupos como The Rolling Stones, The Yardbirds, The Who, The Kinks, The Pretty Things, Dusty Springfield, The Dave Clark Five, Peter & Gordon, Chad and Jeremy, John Mayall and the Bluesbreakers, Small Faces, Donavan e Manfred Mann. Manchester tinha o The Hollies, Wayne Fontana and the Mindbenders, Freddie and the Dreamers, Davy Jones do The Monkees, e Herman's Hermits. Newcastle era a terra natal do The Animals. Birmingham do The Spencer Davis Group e Moody Blues. St Albans tinha o The Zombies e Belfast, o Them. Cambridge revelou o Pink Floyd, embora eles tenham se destacado mais na década de 70.

Fonte: (Wikipédia, Google)

- portanto este é o marco zero:(Ed Sullivan Show 9/2/1964_The Beatles)
video
_-_

Nenhum comentário:

Postar um comentário